X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Regional

Linhares tem maior volume de chuva do ES nas últimas 24h e enfrenta alagamentos

Há previsão de mais pancadas de chuva no município


Ouvir

Escute essa reportagem

O município de Linhares, no Norte do Espírito Santo, registrou o maior volume de chuva de todo o Estado nas últimas 24 horas. De acordo com a prefeitura, o acumulado chegou a 86.8mm — mais da metade sendo registrado no intervalo de apenas uma hora.

Os bairros mais afetados foram Centro, Aviso, Shell, Três Barras e Juparanã. "Equipes da secretaria de Obras e Serviços Urbanos estão mobilizadas na manhã desta quarta-feira (14) para executar ações de limpeza de ruas e avenidas, além da desobstrução de bocas de lobo a fim de evitar pontos de alagamento", informou a administração.

Não foram registradas ocorrências de desalojados ou desabrigados em decorrência das chuvas. Além disso, também não há alterações na medição do rio Doce, que permanece no seu nível normal. 

Previsão de mais chuva

Para esta quarta-feira, a previsão é que chova entre 10 e 30 milímetros em Linhares ao longo do dia. Ainda segundo a prefeitura, equipes da Defesa Civil Municipal seguem realizando monitoramento em diversos pontos da cidade — além de uma série de visitas a locais críticos que podem ser afetados pela previsão de novas pancadas.

"A orientação da Defesa Civil é que a população evite descartar lixo e entulho fora do cronograma de recolhimento. Os resíduos descartados de forma incorreta acabam obstruindo bueiros e galerias. Outra orientação é que os moradores fiquem atentos às informações sobre a previsão de chuva, evite áreas com históricos de alagamentos e evite transitar em locais alagados, principalmente de carro".

Equipes da secretaria de Assistência Social estão de prontidão para atender os impactados. Possíveis desabrigados ou desalojados ginásio podem se dirigir ao ginásio do bairro Conceição.

Grande Vitória

A chuva forte também foi registrada na Grande Vitória. Na Serra,  foram registrados 37.59 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, mas, segundo a Defesa Civil municipal, nenhuma ocorrência foi registrada. "Durante a chuva houve pontos de alagamento, mas a rede drenou rapidamente. A Defesa Civil orienta ao cidadão que, em casos de emergência, ligue para o telefone (27) 99938-9500 ou para o (27) 99949-8612 (ambos possuem WhatsApp)", informou a prefeitura.

Já em Viana, o volume de chuvas registrado foi de 28,3 mm. Procurada pela reportagem, a prefeitura informou que não houve ocorrências de alagamento.

As prefeituras de Vitória, Vila Velha e Cariacica foram demandadas e, até o momento da publicação, não houve resposta. Este texto está em atualização.

Aracruz

Em Aracruz uma escola foi destalhada e houve registros de quedas de árvore por causa da forte chuva e vento na região. A Defesa Civil informou que desde a noite de quarta-feira (13) está monitorando todos os pontos atingidos pelas chuvas. O Corpo de Bombeiros tem atuado para a retirada das árvores dos locais atingidos e uma equipe de manutenção da Secretaria de Educação já tomou providências sobre o destelhamento na unidade escolar.

A maior concentração de chuva foi na Sede e Orla. A estimativa do CEPDEC é de que tenha chovido 47 mm no município.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: