X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Regional

Itaguaçu, a cidade dos idosos no ES

Com cerca de 13.590 habitantes, a cidade possui 23,65% dos moradores com mais de 60 anos, segundo pesquisa


Imagem ilustrativa da imagem Itaguaçu, a cidade dos idosos no ES
O Educador físico Evair Schwanz com as alunas Gessi Pereira, Lecy Rossoni, Anasir Rossoni e Joana Zonta |  Foto: Divulgação/Prefeitura de Itaguaçu

Com cerca de 13.590 habitantes, Itaguaçu é a cidade com maior percentual de idosos do Estado. Dados divulgados no Panorama do Idoso do Espírito Santo, lançado em março pelo Instituto Jones dos Santos Neves, mostram que o município possui 23,65% dos moradores com mais de 60 anos.

Prefeito de Itaguaçu, Uesley Roque Corteletti Thon, de 34 anos, contou que de 2010 a 2022, os números de idosos no município saltaram de 2.208 para 3.214. Segundo ele, 1.714 são mulheres.

“O nosso pessoal aqui vive mais porque eles têm uma vida mais saudável. A nossa região é bem tranquila e uma de nossas prioridades é proporcionar para os idosos o acesso à saúde, à prática de esportes e assistência social, se for o caso”, afirmou Uesley.

Educador físico na Prefeitura de Itaguaçu, Evair Schwanz Bolsoni, de 26 anos, é professor no projeto “Anjo ancião: Meu amor hoje, meu futuro amanhã”, que é desenvolvido pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoas Idosas.

Segundo ele, a iniciativa atende cerca de 40 aposentados, duas vezes por semana, com a prática de alongamentos e recreações.

“Nossa ideia é estimular os exercícios físicos e assim melhorar a qualidade de vida deles. A prática de atividade física está ligada à saúde como uma forma de prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida, além de atenuar ou reverter algumas alterações do processo de envelhecimento”.

Amigas e alunas do projeto, as aposentadas Gessi Pereira, de 60 anos, Lecy Rossoni, 84, Anasir Rossoni, 76, e Joana Zonta, 74 anos, revelaram que cuidam da saúde e que a prática de esportes fez com que elas se sentissem mais vivas.

“É muito bom ser idosa. Eu me sinto uma mulher muito feliz e saudável. As pessoas me dizem: ‘Nossa, você não aparenta a idade que tem’. E aí eu costumo dizer: ‘Pois é, mas sou conservada nas caminhadas’”, brincou Gessi.

Em relação ao Censo de 2022, houve pouca alteração no ranking dos municípios com maior concentração de idosos. Após Itaguaçu, São José do Calçado registrou 22,58%, Itarana 22,54% e Laranja da Terra 22,27%.

Segredo é alimentação

“O segredo da velhice ativa também é a boa alimentação. Um idoso precisa manter uma alimentação variada com frutas, verduras e legumes; evitar sal, açúcar, gordura e alimentos ultraprocessados e priorizar carnes brancas e magras.

Já está comprovado que o consumo de frutas, legumes, peixe, nozes e alimentos ricos em ômega-3 e gorduras saudáveis são capazes de aumentar o foco e diminuir o risco de Alzheimer. Além disso, alimentos antioxidantes ajudam a combater o envelhecimento.

Porém, essa alimentação saudável deve ser iniciada desde o ventre da sua mãe, e deve ser mantida durante toda a vida”.

Cecília Peruzzo, nutricionista

Imagem ilustrativa da imagem Itaguaçu, a cidade dos idosos no ES
|  Foto: -

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: