Guarapari: conselheiros do Parque Paulo César Vinha denunciam invasões
Imagens feitas com drone mostram construções em meio à vegetação de área de proteção ambiental em Setiba, Guarapari
Escute essa reportagem

Membros do Conselho Consultivo do Parque Estadual Paulo César Vinha denunciam o avanço de invasões na Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, em Guarapari, nos últimos meses.
Criada para proteger o entorno do parque, a área voltou a ser ocupada irregularmente com construções de barracos, retirada de areia e devastação da vegetação nativa.
“Recebemos informações de que, durante a noite, foi intensificado o movimento com uso de motosserra e chegada de material, com pessoas de fora cercando quadras inteiras”, relatou Lúcio Lopes, conselheiro do parque e presidente do Conselho de Segurança da Região Norte de Guarapari (Consenorte).
Imagens feitas com drone mostram construções improvisadas em meio à vegetação. “São invasores que estão desmatando, tirando areia e construindo em uma área de preservação”, afirmou um membro do colegiado que pediu para não ser identificado.
Segundo Lúcio, a falta de fiscalização coloca em risco não apenas a preservação ambiental, mas também a segurança da comunidade, diante da possibilidade de surgimento de bairros irregulares sem infraestrutura ou serviços públicos básicos.
Os conselheiros, que representam o elo entre a unidade de conservação e a sociedade, cobram mais monitoramento na região e questionam a demora do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) em convocar uma reunião para tratar do tema. Na semana passada, eles protocolaram denúncia junto ao órgão.
O colegiado é composto por representantes da sociedade civil, prefeitura, órgãos de segurança estaduais e institutos ambientais.
Em nota, o Iema informou que realiza fiscalizações contínuas na área e está tomando as medidas cabíveis sobre o caso da invasão em conjunto com órgãos municipais e federais. O órgão acrescentou ainda que será alinhada uma reunião para debater o tema.
Saiba mais
Área foi criada em 1994
A Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, em Guarapari, é a maior do Espírito Santo nessa categoria, criada em 1994 como APA de Três Ilhas e renomeada em 1998 para APA Paulo César Vinha.
Foi instituída para proteger o entorno do Parque Estadual Paulo César Vinha, abrangendo formações de restinga, manguezal e mata de tabuleiro, além do arquipélago de Três Ilhas, composto por cinco ilhas: Quitongo, Cambaião, Guararema, Leste-Oeste e Guachumbas.
O arquipélago é reconhecido pela alta biodiversidade marinha e pelas águas claras, atrativas para o mergulho contemplativo.
Nos últimos meses, conselheiros do parque têm denunciado invasões na APA, com construções de barracos, retirada de areia e desmatamento da vegetação nativa.
Há relatos de movimentação noturna com motosserras e chegada de materiais de construção, além de registros feitos por drone que mostram edificações improvisadas.
Os conselheiros alertam que a falta de fiscalização pode favorecer a formação de bairros irregulares.
Fonte: Conselho Consultivo do Parque Estadual Paulo César Vinha.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários