Engenheira planta árvores durante 20 anos em Anchieta
Swenka Gaigher reflorestou fazenda e recebeu título de embaixadora do Turismo Rural
Escute essa reportagem
A engenheira agrônoma Swenka Volpato Gaigher, de 50 anos, decidiu reflorestar um alqueire de terra em Olivânia, na zona rural de Anchieta. Em 20 anos, segundo ela, plantou no local cerca de 3 mil mudas de árvores.
Confira: Fazendas viram santuários ecológicos no ES
Por causa do seu trabalho de recuperação da Mata Atlântica, ela recebeu da Câmara de Vereadores do município o título de embaixadora do Turismo Rural em 2019, e em 2021 conquistou a segunda colocação em um prêmio capixaba de sustentabilidade.
O trabalho, segundo ela, envolveu toda a família, que possui uma pousada na propriedade onde os hóspedes puderam plantar árvores de várias espécies como pau-brasil, ipê-branco, manacá, cupuaçu, cacau, jacarandá, canela, vinhático, cedro, jenipapo e sapucaia.
“A gente vê muitas espécies de animais voltando para cá, como, por exemplo, jacupemba, tucano, araçaí, lagartos, macacos e muitos outros”, relatou a agrônoma.
Artesanal
As mudas foram produzidas artesanalmente pelos familiares em embalagens que iriam para o lixo, como caixas de leite e sacolas de açúcar.
Colega de Swenka na preservação do meio ambiente, o aposentado Gilson Mansur, de 80 anos, comprou uma fazenda há mais de 35 anos para transformá-la em um santuário ecológico em Santa Teresa, na região serrana, e hoje a mata tem mais de 100 mil árvores nativas, seis nascentes e uma diversidade de animais.
Além disso, recebe alunos de todo o Estado para pesquisas. “Já recebemos aproximadamente 1.500, mas minha meta é atingir 10 mil alunos”.
Comentários