Cidade do Noroeste do ES recebe título de Capital Estadual do Capeletti
Projeto que confere o título ao município de Marilândia foi aprovado nesta quarta (16) na Assembleia Legislativa
Escute essa reportagem

O município de Marilândia, no Noroeste do Estado, recebeu o título de Capital Estadual do Capeletti. O projeto, que busca incentivar o turismo gastronômico e apoiar os produtores locais do prato, foi aprovado na sessão plenária da Assembleia Legislativa (Ales), desta quarta-feira (16), e segue para aprovação do governador Renato Casagrande.
O autor do projeto de lei, deputado estadual Dary Pagung, afirmou que o título reforça a história da comunidade, que está fortemente ligada à imigração italiana na região.
"Marilândia é reconhecida por sua forte ligação com a produção de capeletti de alta qualidade, que conquistou o paladar de muitas pessoas e se tornou símbolo da identidade local. Além disso, a tradição do Capeletti é celebrada anualmente na festa dos imigrantes italianos da cidade, onde, em 2025, serão servidos mais de 700 quilos dessa iguaria", afirmou o parlamentar.
Marilândia já é conhecida pela tradicional Festa da Colônia Italiana, famosa pela produção de mais 600 quilos de capeletti preparados em uma panela gigante e distribuído gratuitamente à população.
Além da importância histórica, a marca de "Capital do Capeletti" incentiva a produção do tradicional prato italiano, o que gera desenvolvimento, gera emprego e renda e atrai turistas para o município.
"A oficialização também facilitará a realização de eventos culturais e gastronômicos, colocando Marilândia em destaque no cenário estadual e até nacional", destacou o deputado.
Em publicação nas redes sociais, o prefeito de Marilândia, Gutim Astori, comemorou a aprovação do projeto.
"Esse reconhecimento é um orgulho para nossa gente, para nossa cultura e para a tradição italiana que mantém viva essa delícia tão amada por todos!", escreveu.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários