Bombeiros de Guarapari conquistam troféus em competição estadual
Desafio de Salvamento Veicular aconteceu entre oito equipes de salvamento das unidades operacionais do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo
Escute essa reportagem
Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Guarapari participou do 2° Desafio Estadual de Salvamento Veicular e Trauma, conquistou seis troféus dos sete disputados e recebeu homenagem no batalhão. O evento, que foi realizado na Praça do Papa, em Vitória, faz parte das atividades do Maio Amarelo 2024.
Comandante da equipe vencedora, Sargento Rhein, há 15 anos na corporação, explicou que os sete bombeiros que competiram se voluntariaram para o desafio e tiveram dois meses de treinamentos nos horários de folga dos militares.
“Foi uma conquista muito significativa, através de um treinamento árduo que requereu muito estudo. Fomos preparados para mostrar o nosso melhor e isso fez com que crescêssemos profissionalmente, o que reflete no serviço que oferecemos a população. E o trabalho aumentou após a conquista, porque além das rotinas normais no quartel, conseguimos uma vaga para disputar o nacional em setembro e precisamos intensificar ainda mais os treinamentos”.
O Desafio de Salvamento Veicular aconteceu entre oito equipes de salvamento das unidades operacionais do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), através de diversos cenários montados com veículos reais, simulando situações de acidentes, e as equipes realizando o salvamento de vítimas presas.
As ações envolveram o uso de equipamentos para corte e expansão dos veículos e todo o suporte necessário para o socorro às vítimas, que foram militares posicionados no interior dos veículos.
Em paralelo ocorreu o Desafio de Trauma, com as equipes realizando atendimentos a pessoas feridas, em simulações de acidentes com motos, bicicletas, atropelamentos, arma branca e outros cenários para aplicação de protocolos de atendimento pré-hospitalar.
A equipe de Guarapari conquistou o 1° lugar em seis provas: standard resgate de uma vítima; salvamento de duas vítimas; geral salvamento veicular; melhor comando; melhor de técnica e melhor Aph (atendimento pré-hospitalar).
“Em 2023 tivemos a primeira competição e fomos campeões na categoria geral. Em 2024 facilitamos para o maior exido da equipe e tivemos seis primeiros lugares e um quarto lugar. Isso representa a força de vontade dos militares de Guarapari que seguem se esforçando e melhorando. Eles treinaram com afinco e esperamos que continuem com essa proatividade. Se ganharem a competição nacional, irão para o desafio mundial”, exaltou o comandante do batalhão de Guarapari, Tenente Coronel Loureiro.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários