Bar de 98 anos na Região Serrana vai ter pousada no estilo italiano
Tradicional Elite, ponto de encontro de turistas e moradores em Santa Teresa, contará com 4 suítes a partir de outubro

Uma joia rara de 98 anos se destaca na região Serrana do Espírito Santo. Fundado por ítalo-brasileiros, o Bar Elite, que fica em Santa Teresa, carrega história e memórias de outra época. Ele é o bar mais antigo do Estado em funcionamento, resistindo ao tempo e se reinventando através das gerações.
A novidade mais recente é que agora o Bar Elite vai ganhar uma pousada em anexo. É assim que um local tradicionalmente italiano une passado e presente, e encanta quem visita.
O local, que está no mesmo lugar desde 1927, é comandado atualmente por Thiago Roldi e a sogra Anésia Maria Venturini. Juntos, eles formam a 17ª gestão a tocar o lugar, que estão à frente há 11 anos.
“Mantivemos coisas tradicionais, como serrinho de porco, escudiguim de feijão, entre outros. Nosso prato principal é polenta, linguiça e queijo. Também temos capelete feito com ovo caipira, carne de sol com aipim, um frango especial que herdamos a receita, e tira-gostos variados”, conta Thiago.
A construção mantém a estrutura, ainda com peças originais da época de sua inauguração, como armários, portas e o baleiro da Garoto. O assoalho foi restaurado.
Além disso, o local ainda mantém um edital pregado em uma coluna assinado por Getúlio Vargas, convocando imigrantes italianos, alemães e austríacos para se apresentarem na chefatura de polícia do local. Muitos seriam remetidos aos países de origem para lutar na Segunda Guerra Mundial.
Com tanta tradição, Thiago e Anésia tiveram a ideia de montar um espaço aconchegante para que os visitantes possam aproveitar Santa Teresa e o clima italiano que o estabelecimento propõe.
“Agora teremos a Pousada Elite. Compramos o imóvel acima do bar no ano passado e vamos inaugurar no começo de outubro. São quatro suítes. Mantivemos o estilo retrô, preservando o prédio de quase 100 anos, e para diversificar colocamos banheira e lustre”.
Uma das suítes será o “quarto da noiva”, de frente para a igreja. “A ideia é que casais que se casem ali possam se hospedar, ganhar uma diária extra e aproveitar a Rua do Lazer”, explicou.

Cultura e afetividade
Frequentadora assídua do Bar Elite, em Santa Teresa, a gerente de RH Liciana Carretta, de 48 anos, mora em Vila Velha, mas é teresense. Ela destaca o valor cultural e afetivo do espaço. “Desde pequena, quando eu saí daqui, o bar sempre foi muito bem requisitado. Onde quer que você vá, você fala: o Bar Elite é referência”, contou.
Para ela, o ambiente traz lembranças de infância e mantém vivas tradições que não se encontram em outros lugares. “O que me faz continuar frequentando são a música, as pessoas, o tradicionalismo, a cantoria italiana... Essa cultura é imprescindível”, disse. Liciana não perde as comemorações do aniversário do bar: “É um marco para a cidade. É o evento”.

Rotina familiar
Moradora de Santa Teresa há 12 anos, a dona de casa Kelly Cristina Leffler conheceu o Bar Elite logo na mudança para a cidade. “No dia que vim procurar uma casa, eu vim tomar uma cerveja no Elite”, lembrou. De origem pomerana, ela se encantou com a cultura italiana do município. Para ela, o espaço virou parte da rotina familiar.

Ponto de encontro permanente
Nascido em Santa Teresa, o professor Rafael Alberto Cuquetto, de 41 anos, cresceu entre as mesas do Bar Elite. “Desde que eu me entendo por gente, meus pais já frequentavam aqui. A confraternização depois da missa era sempre no bar”, contou.
O local, segundo ele, é ponto de encontro permanente: “Sempre que vamos marcar algo, a referência é o Bar Elite. Passar 15, 20 dias sem vir já faz falta”. Entre as memórias e sabores, um prato é indispensável.
“O escudiguim é referência. Parece que só aqui sabe fazer desse jeito. Sempre peço, é muito saboroso”, afirmou. Para Rafael, o bar segue sendo parte da vida comunitária.
“Aqui é um ponto muito agradável e prático”, diz Thiago Roldi
A Tribuna - Por que, há 11 anos, vocês decidiram assumir a gerência do bar?
Thiago Roldi - Sempre trabalhei no comércio e apareceu essa oportunidade. O antigo dono era amigo do meu pai. A gente deu uma repaginada.
Vocês atualizaram o cardápio. O que tem de novo e que faz sucesso?
Colocamos um torresmo feito da barriga do porco e servimos com geleia de goiaba e pimenta. Além disso, vendemos muito joelho de porco e costelinha. O italiano gosta muito de porco, e o brasileiro também.
Foi difícil assumir uma tradição como a culinária italiana?
É uma responsabilidade muito grande. No começo, percebi que precisava de ajuda na cozinha e chamei minha sogra. Ela é italiana, muito boa de comida, e juntou o útil ao agradável.
O que diferencia a localização para os hóspedes da futura pousada?
Aqui você estaciona o carro e faz tudo a pé num raio de 500 metros. Tem a feirinha no sábado de manhã, com frutas, verduras, pastel e churrasco.
Depois, as pessoas vêm para a Rua do Lazer. Aqui é um ponto muito agradável e prático.



MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários