Reajuste para 3.800 professores de Guarapari
Reajuste salarial será pago de forma escalonada e contempla ativos e aposentados da rede municipal
Escute essa reportagem

A Câmara Municipal de Guarapari aprovou, por unanimidade, projeto de lei que garante reajuste salarial de até 6,27% para os professores da rede municipal de ensino. A proposta, enviada pela prefeitura, tem como base uma lei federal que estabelece o Piso Nacional do Magistério.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes), cerca de 3.800 profissionais, entre ativos e aposentados, serão beneficiados com o aumento.
“Apesar da demora na aplicação e dos percentuais escalonados, entendemos como fundamental e uma importante conquista para a categoria. Entendemos a educação como área essencial de investimentos para o desenvolvimento real da sociedade”, afirmou o diretor de Assuntos Jurídicos do Sindiupes, Adriano Albertino.
O novo valor já será incorporado à folha de pagamento do mês de julho, e o pagamento retroativo, referente aos meses de janeiro a junho de 2025, será efetuado de forma parcelada.
A cada mês, será paga a diferença correspondente a um mês anterior, quitando todos os valores até dezembro, conforme o cronograma elaborado pela prefeitura. Ao todo, 2.200 profissionais serão contemplados com os retroativos.
“Essa é uma conquista de todos nós. O reajuste é mais do que um direito, é um reconhecimento ao trabalho incansável dos nossos professores”, destacou a secretária municipal de Educação, Jaciara Lyrio.
Reinvindicações
De acordo com o Sindiupes, as tratativas sobre outros pontos continuam. A categoria reivindica a realização de concurso público e o reajuste dos auxílios alimentação e transporte.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários