Reajuste na passagem do Transcol está previsto para janeiro
Nova tarifa da passagem dos ônibus será definida pelo Conselho Tarifário, mas a data da reunião ainda não foi marcada
Escute essa reportagem
O reajuste na tarifa do Sistema Transcol, realizado anualmente, está previsto para janeiro de 2023. Contudo, a reunião do Conselho Tarifário, que vai definir o valor, ainda não tem data definida para acontecer.
De 2018 até 2022, a passagem subiu 23,5%, saltando de R$ 3,40 para R$ 4,20, sendo que o último reajuste foi realizado no início deste ano.
De acordo com a Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), vários fatores são considerados para a definição do valor da passagem do ônibus.
“Para a definição da tarifa técnica são levados em consideração os custos operacionais como mão de obra, combustível, frota, entre outros. Com o valor da tarifa técnica, o conselho delibera o valor da tarifa usuário, que é quanto o passageiro pagará pela tarifa”, informa.
A reunião é realizada pelo Conselho Gestor dos Sistemas de Transportes Públicos Urbanos de Passageiros da Região Metropolitana da Grande Vitória (CGTRAN).
O grupo é composto por 15 membros titulares e respectivos suplentes, sendo cinco representantes de entidades governamentais e cinco da sociedade civil.
Nos últimos três anos, de acordo com a Semobi, representaram a sociedade civil entidades como o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Espírito Santo (Sindirodoviários/ES), as centrais sindicais do Espírito Santo, entidades estudantis de ensinos superior e médio, além das associações de moradores dos municípios da Região. Metropolitana.
Ações
Dentro do sistema, a Semobi afirmou que ações foram feitas para modernizar o transporte público na Grande Vitória.
“Foram realizadas várias melhorias tecnológicas, como a adoção do bilhete único e a inclusão de novas funcionalidades no aplicativo Ônibus GV, como a consulta em tempo real da lotação de seu ônibus (In Bus). Também foi realizada a renovação total da frota do Serviço Especial Mão na Roda, o aumento da frota do serviço Bike GV e a renovação de mais de 600 ônibus, com veículos 0 km e ar-condicionado”, informa a Semobi.
Comentários