X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Reajuste na passagem do Transcol está previsto para janeiro

Nova tarifa da passagem dos ônibus será definida pelo Conselho Tarifário, mas a data da reunião ainda não foi marcada


O reajuste na tarifa do Sistema Transcol, realizado anualmente, está previsto para janeiro de 2023. Contudo, a reunião do Conselho Tarifário, que vai definir o valor,  ainda não tem data definida para acontecer.

De 2018 até 2022, a passagem subiu  23,5%, saltando de R$ 3,40 para R$ 4,20, sendo que o último reajuste foi realizado no início deste ano.

De acordo com a Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), vários fatores são considerados para a definição do valor da passagem do ônibus.

“Para a definição da tarifa técnica são levados em consideração os custos operacionais como mão de obra, combustível, frota, entre outros. Com o valor da tarifa técnica, o conselho delibera o valor da tarifa usuário, que é quanto o passageiro pagará pela tarifa”, informa. 

A reunião  é realizada pelo Conselho Gestor dos Sistemas de Transportes Públicos Urbanos de Passageiros da Região Metropolitana da Grande Vitória (CGTRAN). 

O grupo é composto por 15 membros titulares e respectivos suplentes, sendo cinco representantes de entidades governamentais e cinco da sociedade civil.

Nos últimos três anos, de acordo com a Semobi,  representaram a sociedade civil entidades como o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Espírito Santo (Sindirodoviários/ES), as centrais sindicais do Espírito Santo,  entidades estudantis de ensinos superior e médio, além das associações de moradores dos municípios da Região. Metropolitana.

Ações

Dentro do sistema, a Semobi afirmou que ações foram feitas para modernizar o transporte público na Grande Vitória.

“Foram realizadas várias melhorias tecnológicas, como a adoção do bilhete único e a inclusão de novas funcionalidades no aplicativo Ônibus GV, como a consulta em tempo real da lotação de seu ônibus (In Bus). Também foi realizada a renovação total da frota do Serviço Especial Mão na Roda, o aumento da frota do serviço Bike GV e a renovação de mais de 600 ônibus, com veículos 0 km e ar-condicionado”, informa a Semobi.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: