X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Raquel Lyra amplia situação de emergência na Mata Sul para 180 dias

Governadora também anunciou a instalação de um Escritório de Emergência na região


Imagem ilustrativa da imagem Raquel Lyra amplia situação de emergência na Mata Sul para 180 dias
Governo do Estado prorroga estado de emergência e cria escritório de crise |  Foto: Janaína Pepeu/Secom

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra,  anunciou, após encontro com prefeitos da Zona da Mata Sul do Estado nesta segunda-feira (10), na sede da prefeitura de Catende, que vai estender a situação de emergência nos 15 municípios da região de 60 para 180 dias. A chefe do Executivo estadual, que esteve acompanhada de sua vice, Priscila Krause, também criou um Escritório de Emergência na região, com o objetivo de oferecer apoio aos municípios mais impactados para o levantamento e caracterização dos prejuízos.

Os dois decretos (nº 54.993 e 54.994) que estabeleceram situação de emergência nos 15 municípios mais atingidos tiveram a vigência prorrogada após pedido do Governo Federal, após as reuniões realizadas nesta segunda, como a realizada na sede do Governo do Estado com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. A ampliação do período servirá para que os municípios possam ter tempo para concluir a execução dos recursos transferidos, bem como as licitações e obras emergenciais concluídas. 

No encontro com os prefeitos da região, foram apresentados os relatórios da Defesa Civil do Estado e uma análise sobre o evento climatológico. “Estamos fazendo diversos atendimentos para os municípios desde o fim de semana e agora viemos prestar o auxílio emergencial diretamente aos municípios da Mata Sul. Nossas equipes vão continuar atuantes, seja de reuniões aqui ou em visitas in loco, para poder ajudar no levantamento das necessidades e darmos respostas mais rápidas”, destacou a Raquel Lyra. 

Cada um dos prefeitos presentes detalhou como as chuvas impactaram seu município. As áreas rurais foram as mais afetadas, o que os levou a destacar a necessidade de recuperação de estradas vicinais e passagens molhadas.

Estiveram presentes na reunião os prefeitos Noé Magalhães (Água Preta); Dona Graça (Catende); Fátima Borba (Cortês); Rosete Pelegrino (Jaqueira); Marlos Henrique (Maraial); Júnior de Beto (Palmares); Dayse Juliana (Primavera); Alvinho Porto (Quipapá); Isabel Hacker (Rio Formoso); Júnior Amorim (São Benedito do Sul); Pel Lages (São José da Coroa Grande); Tiago de Miel (Xexéu), além de Rolph Júnior, representante do prefeito de Belém de Maria. 

 Também compareceram o presidente da Alepe, Álvaro Porto, os deputados estaduais Joãozinho Tenório e France Hacker, secretários estaduais, o secretário executivo de Proteção e Defesa Civil, coronel Clóvis Ramalho, vereadores e lideranças locais. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: