Raquel Lyra amplia situação de emergência na Mata Sul para 180 dias
Governadora também anunciou a instalação de um Escritório de Emergência na região

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, anunciou, após encontro com prefeitos da Zona da Mata Sul do Estado nesta segunda-feira (10), na sede da prefeitura de Catende, que vai estender a situação de emergência nos 15 municípios da região de 60 para 180 dias. A chefe do Executivo estadual, que esteve acompanhada de sua vice, Priscila Krause, também criou um Escritório de Emergência na região, com o objetivo de oferecer apoio aos municípios mais impactados para o levantamento e caracterização dos prejuízos.
Os dois decretos (nº 54.993 e 54.994) que estabeleceram situação de emergência nos 15 municípios mais atingidos tiveram a vigência prorrogada após pedido do Governo Federal, após as reuniões realizadas nesta segunda, como a realizada na sede do Governo do Estado com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. A ampliação do período servirá para que os municípios possam ter tempo para concluir a execução dos recursos transferidos, bem como as licitações e obras emergenciais concluídas.
No encontro com os prefeitos da região, foram apresentados os relatórios da Defesa Civil do Estado e uma análise sobre o evento climatológico. “Estamos fazendo diversos atendimentos para os municípios desde o fim de semana e agora viemos prestar o auxílio emergencial diretamente aos municípios da Mata Sul. Nossas equipes vão continuar atuantes, seja de reuniões aqui ou em visitas in loco, para poder ajudar no levantamento das necessidades e darmos respostas mais rápidas”, destacou a Raquel Lyra.
Cada um dos prefeitos presentes detalhou como as chuvas impactaram seu município. As áreas rurais foram as mais afetadas, o que os levou a destacar a necessidade de recuperação de estradas vicinais e passagens molhadas.
Estiveram presentes na reunião os prefeitos Noé Magalhães (Água Preta); Dona Graça (Catende); Fátima Borba (Cortês); Rosete Pelegrino (Jaqueira); Marlos Henrique (Maraial); Júnior de Beto (Palmares); Dayse Juliana (Primavera); Alvinho Porto (Quipapá); Isabel Hacker (Rio Formoso); Júnior Amorim (São Benedito do Sul); Pel Lages (São José da Coroa Grande); Tiago de Miel (Xexéu), além de Rolph Júnior, representante do prefeito de Belém de Maria.
Também compareceram o presidente da Alepe, Álvaro Porto, os deputados estaduais Joãozinho Tenório e France Hacker, secretários estaduais, o secretário executivo de Proteção e Defesa Civil, coronel Clóvis Ramalho, vereadores e lideranças locais.
Comentários