X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Quarta-feira de Cinzas: o que significa essa data para os cristãos?

Carregada de simbolismo, é comum durante a celebração da Quara-Feira de Cinzas ocorrer a distribuição das famosas cinzas


Imagem ilustrativa da imagem Quarta-feira de Cinzas: o que significa essa data para os cristãos?
A Quaresma ou "Tempo Quaresmal" é o período de 40 dias, que se estende até o Tríduo Pascal, na preparação para a maior e mais importante festa da Igreja: a Páscoa (a ressurreição de Jesus) |  Foto: Pixabay

Quarta-feira de Cinzas, que este ano será celebrada no dia 2 de março, é o dia que marca o início da Quaresma para os católicos. É uma data que acontece logo após o período de Carnaval no Brasi,l mas não tem ligação e nem significado com as festividades de carnaval. 

A Quarta-feira de Cinzas representa o primeiro dia da Quaresma no calendário gregoriano, podendo também ser chamada de Dia das Cinzas e é uma data celebrada por alguns elementos da comunidade cristã.

A Quaresma ou "Tempo Quaresmal" é o período de 40 dias, que se estende até o Tríduo Pascal, na preparação para a maior e mais importante festa da Igreja: a Páscoa (a ressurreição de Jesus).

Derivado da palavra anglo-saxã “lencten”, que significa “primavera”, a Quaresma é um período especial de reflexão, jejum e oração, onde os cristãos são encorajados a recordar os sacramentos do batismo e da penitência em preparação para o Domingo de Páscoa.

Carregada de simbolismo, é comum durante a celebração da Quara-Feira de Cinzas ocorrer a distribuição das famosas cinzas. O mais habitual é que padre (celebrante) marque com um sinal da cruz a testa de cada cristão utilizando as cinzas, representando o dever da conversão e da mudança de vida.

A celebração religiosa acontece da seguinte forma: As cinzas utilizadas neste ritual provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A estas cinzas mistura-se água benta. De acordo com a tradição, o celebrante desta cerimônia utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

O que é a Quaresma?

A época da Quaresma dura 40 dias para representar a quantidade de tempo que Jesus passou no deserto – jejuando e se preparando para seu ministério – e para comemorar, muitos cristãos optam por fazer um sacrifício próprio ao longo desses 40 dias. Certas comidas e bebidas como por exemplo, sobremesa ou álcool são comumente abandonados na Quaresma, ou os cristãos podem realizar atos de bondade por meio de trabalho voluntário durante o período da Quaresma. Também é comum que os cristãos (especialmente os católicos romanos) não consumam carne durante a Quaresma, durante todos os 40 dias ou apenas nas sextas-feiras até a Páscoa.

Tempo Quaresmal

Todos os anos, o tempo quaresmal é determinado pela observância litúrgica do Domingo de Páscoa, que é um feriado cristão comovente. A data não pode ser fixada, pois a Páscoa sempre ocorre no primeiro domingo após a lua cheia pascal , que é a primeira lua cheia no ou após o equinócio da primavera.

A partir daí, as igrejas ocidentais e orientais diferem um pouco. Nas igrejas cristãs ocidentais, a Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas (a 7ª quarta-feira antes da Páscoa) e termina no Sábado Santo (o dia antes da Páscoa). As igrejas orientais começam a Quaresma na segunda-feira da 7ª semana antes da Páscoa e terminam na sexta-feira nove dias antes da Páscoa.

Como surgiu a Quaresma?

Desde os primórdios da Igreja Católica, há evidências de um período de preparação quaresmal antes da Páscoa, segundo o Catholic Education Resource Center. Tudo começou após o batismo de Jesus no rio Jordão, que Mateus 3:13-17 diz que marcou sua missão messiânica, e ele foi para o deserto por 40 dias. 40 dias é um número significativo nas tradições judaico-cristãs, representando a duração do Grande Dilúvio na escritura bíblica Gênesis, o tempo que Moisés passou no deserto antes de receber os Dez Mandamentos e os dias que os hebreus passaram no deserto antes de chegar à Terra Prometida .

Durante o período de jejum de 40 dias de Jesus no deserto, os cristãos acreditam que ele superou as tentações de Satanás e uma série de testes, que lhe deram o poder de cumprir sua missão de pregar, curar e salvar a humanidade do pecado quando ele voltou. Há também evidências históricas de que “nossos antepassados” – também conhecidos como apóstolos de Jesus – jejuaram por 40 dias, 24 horas por dia, antes da Páscoa. De fato, uma carta escrita ao Papa São Victor I de Santo Irineu em 203 DC mencionava o ato de jejuar por “40 horas” ou “40 dias, sete horas por dia”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: