Quais os destinos do Brasil mais buscados para viajar em família
Regiões serranas e cidades litorâneas são as preferidas dos brasileiros para curtir o período de férias escolares
Escute essa reportagem

Com o recesso escolar da garotada, diversas famílias estão com as malas prontas para curtir um dos meses mais movimentados para o turismo.
São Paulo, Gramado (Rio Grande do Sul), Fortaleza (Ceará), Orlando (Estados Unidos) e Santigo (Chile) estão entre os destinos mais buscados por viajantes brasileiros para este mês, segundo levantamento da Booking.com, empresa de reserva de passagens aéreas e hospedagens on-line.
De acordo com a plataforma, entre os destinos nacionais, há uma mistura de destinos serranos e de clima mais ameno com cidades litorâneas, que, mesmo durante o inverno, são bastante procuradas, graças ao clima mais quente e opções de lazer ao ar livre.
Se no ano passado as viagens para Gramado tiveram impactos, em decorrência das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, neste ano as viagens para a região estão aquecidas. A cidade teve um crescimento de 65% nas buscas, de acordo com a plataforma, sendo o destaque do levantamento.
Já São Paulo e Rio de Janeiro apresentaram 24% de aumento, enquanto Campos do Jordão (SP) e Fortaleza registraram 12% e 6%, respectivamente.
Outros destinos nacionais também entraram no “radar” de quem busca por viagens com visitação em diversos estados.
Thiago Vieira, agente de turismo e proprietário da agência Quatro Estações Viagens, explicou que, em sua agência, por exemplo, há opções de viagens rodoviárias, em que o público busca um roteiro médio de sete dias de viagem.
“Temos roteiro que sai de Colatina e vai direto para Curitiba. Em Curitiba, a pessoa faz o city tour, visita o Jardim Botânico, a Ópera de Arame e janta no Madalosso. Depois, são feitos dois dias de Beto Carrero (Santa Catarina). Há passeio cultural também em São Paulo”, explicou.
Já nos destinos internacionais, a lista do Booking.com é liderada por Santiago, no Chile, seguido por Bariloche, na Argentina.
De acordo com a diretora comercial da L7 Viagens, Luciana Contti, em sua agência, Bariloche tem sido mais buscada que Santiago, além de locais como o Deserto do Atacama, no Chile, e Ushuaia e El Calafate, na Argentina.
Passeio no Exterior
Expectativa de viver experiência única

As férias de julho serão especiais para as irmãs Maria Eduarda e Julia Silveira, ambas de 15 anos. Elas vão realizar o sonho de ir, pela primeira vez, para a Disney, em Orlando, nos Estados Unidos.
Para a viagem, a mãe das meninas, a administradora Ana Carolina Freire, 42 anos, contou que precisou preencher uma declaração, já que ela não irá acompanhar as meninas. “Confio no serviço da empresa e sei que tudo será feito com segurança”.
A viagem, segundo Maria Eduarda, foi programada com muita expectativa. “Começamos a pensar nela dois anos antes. As expectativas estão super altas!”.
“Temos certeza de que cada dia será inesquecível! Estamos contando os dias para viver essa experiência única com a Tia Penha e nossos amigos”, afirmou Julia.
A pesquisa
Levantamento
A Booking.com, empresa de reserva de hotéis, aluguel de temporada, voos e outros serviços de turismo, produziu um levantamento que revela os destinos mais buscados por viajantes brasileiros para julho.
Os dados referem-se a buscas realizadas na Booking.com, por viajantes brasileiros, entre 1º de abril e 10 de junho de 2025, para viagens entre 1º e 31 de julho de 2025.
O levantamento considera o volume de buscas por acomodações e não necessariamente reservas efetivadas. Para o recorte de voos, consideraram-se buscas realizadas entre 1º de abril e 1º de junho de 2025, para viagens entre 1º e 31 de julho de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024.
Destinos Nacionais
- São Paulo, São Paulo
- Gramado, Rio Grande do Sul
- Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
- Campos do Jordão, São Paulo
- Fortaleza, Ceará
Destinos Internacionais
- Santiago, Chile
- San Carlos de Bariloche, Argentina
- Paris, França
- Orlando, Estados Unidos
- Lisboa, Portugal
Relaxar é principal motivo de viagens
Pesquisa feita pela MindMiners, em parceria com o Airbnb, mostra que a maior parte das pessoas (54%) que viaja em julho quer mesmo é descansar e relaxar.
Enquanto que 39% querem conhecer novos lugares, outros querem fugir da rotina (39%). Há também os que buscam criar boas lembranças e momentos de conexão em família (39% entre famílias com filhos).
O levantamento apontou ainda que 73% dos brasileiros preferem viajar pelo Brasil nas férias de julho para criar memórias em família.
Segundo a pesquisa, 42% escolhem o destino conforme a oportunidade, 26% preferem destinos típicos de inverno, com clima frio e paisagens de montanha, e 24% procuram por lugares mais quentes, fugindo das baixas temperaturas.
Dos pesquisados, 67% viajam com o cônjuge, 54% com filhos e 31% com outros familiares, como pais e irmãos. Quanto às formas de pagamento das viagens, 59% usam cartão de crédito, 52% Pix e 30% cartão de débito.
Opções para se divertir sem sair do Espírito Santo
Das viagens realizadas dentro do Brasil, 28% dos entrevistados pela pesquisa da MindMiners, em parceria com o Airbnb, viajam para locais dentro do próprio estado de origem.
No Espírito Santo, por exemplo, o turismo nas Montanhas Capixabas é o roteiro preferido durante a alta temporada de inverno.
Um dos locais mais visitados nesta época do ano é o Parque Estadual Pedra Azul, localizado em Domingos Martins. O parque oferece trilhas e atividades ao ar livre. Em Marechal Floriano, o Zoológico das Montanhas Capixabas atrai diversas famílias, especialmente durante o recesso escolar.
Já em Santa Teresa, o Circuito do Caravaggio e a Rua do Lazer estão entre as paradas obrigatórias para os turistas que desejam explorar a cultura e a história da cidade da Região Serrana.
Na região do Caparaó, os municípios de Iúna e Dores do Rio Preto são populares, principalmente pelo acesso ao Parque Nacional do Caparaó e ao Pico da Bandeira.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários