X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Projeto para preservar acervo pomerano e alemão de Santa Maria de Jetibá

Lançamento foi realizado neste domingo (26)


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Projeto para preservar acervo pomerano e alemão de Santa Maria de Jetibá
Projeto reuniu arquivos históricos do patrimônio documental descritos pelos primeiros imigrantes europeus em solo capixaba |  Foto: Divulgação/Secom

Muito da formação das famílias descendentes de pomeranos e alemães de Santa Maria de Jetibá e regiões vizinhas agora está reunido por meio do projeto “Inventário, Conservação e Digitalização do Acervo Histórico dos Manuscritos” do Instituto de Patrimônio Cultural & Arquivos – CULTURARQ.

O lançamento foi realizado neste domingo (26), no Salão da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Santa Maria de Jetibá, no centro da cidade.

O evento, que será gratuito, vai contar com atividades, como uma palestra sobre o processo de identificação por meio de inventário e uma oficina de genealogia.

O projeto reuniu os arquivos históricos do patrimônio documental descritos pelos primeiros imigrantes europeus em solo capixaba. São registros que apresentam uma cronologia histórico-social, que abrange o período de 1903 a 2000, descritos em manuscritos com escrita paleográfica/gótica em língua pomerana (dois livros) e em língua portuguesa (12 livros), que pertencem à Paróquia Luterana de Santa Maria de Jetibá.

Esses dados no final do projeto serão disponibilizados para pesquisadores por meio de publicação de inventário impresso e digital.

O encontro contará com palestra sobre o processo de inventário em que serão apresentadas as técnicas arquivísticas utilizadas e os benefícios de acesso ao acervo para as comunidades. A Oficina de Genealogia vai apresentar sobre a formação de árvores genealógicas, ou seja, uma linha dos históricos das famílias que chegaram na região capixaba.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: