X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Projeção do IBGE: Brasil será o país dos cinquentões

De acordo com o IBGE, a idade média da população brasileira chegou a 35,5 anos em 2023, e deve subir para 48,4 anos em 2070


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Projeção do IBGE: Brasil será o país dos cinquentões
50 com saúde: o professor Luiz Tostes, junto com Gideon, Antônia, Luciene e Patrícia (direita para a esquerda) |  Foto: Leone Iglesias/ AT

Em um cenário que vem se desenhando nos últimos anos, o País está envelhecendo, e rápido. Projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o Brasil caminha para ser o país dos cinquentões.

As primeiras projeções para os próximos anos, com dados do Censo Demográfico 2022 – divulgados na quarta-feira (22) –, dão conta de que a população do País vai parar de crescer em 2041, quando chegará a 220,4 milhões de habitantes.

O estudo mostra ainda que a idade média da população brasileira atingiu 35,5 anos em 2023, e deve subir para 48,4 anos em 2070.

O superintendente do IBGE no Espírito Santo, Max Athayde Fraga, destacou que, no Estado, a população deverá crescer até 2046. A média de idade da população, que era de 28,3 anos em 2000, subiu para 35,8 anos em 2023, e deve chegar aos 47,6 anos em 2070.

Mas o envelhecimento da população não está tão longe: desde o ano passado, o Espírito Santo já tem mais pessoas acima dos 50 anos (1.133.708) do que crianças e jovens de 0 a 19 anos (1.099.871).

O médico geriatra Gustavo Genelhu destacou que o envelhecimento populacional é um movimento mundial. “O grande desafio é criar políticas públicas para essas pessoas, não só de saúde, mas também relacionadas a outras áreas, incluindo a previdência”.

Além disso, ele destaca a necessidade de ter unidades e profissionais diversos preparados nas áreas da geriatria e da gerontologia, voltados para cuidar adequadamente dessa população.

O geriatra e membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Luciano Magno Rodrigues Ribeiro, salientou que um dos principais desafios do envelhecimento para a área da saúde é melhorar a estrutura de acolhimento das redes pública e privada.

“Outro desafio está em acompanhar novas terapias, atualizações nos protocolos de saúde e avanços da ciência sobre as enfermidades que cada vez mais fazem parte do cotidiano, como o Alzheimer”.

Os amigos Antônia Costa Pedra, 59, Luciene Martins, 57, Patrícia Rios Fonseca, 56, e Gideon Alves, 51, não deixam de aproveitar ao máximo essa fase da vida.

Juntamente com o profissional de Educação Física Luiz Pedro Tostes, 50, eles não deixam as atividades físicas de lado.

Patrícia conta que um dos privilégios de chegar aonde chegou é poder descansar e desfrutar de tudo o que conquistou.

“Agora é só aproveitar, sempre cuidando do corpo e da mente para poder chegar ainda mais longe, bem e com saúde”.

Saiba mais

Projeções

As Projeções de População do IBGE, divulgadas nesta quarta-feira (22), utilizam dados de diversas fontes, como os censos demográficos mais recentes (2000, 2010 e 2022), a série histórica das Estatísticas do Registro Civil, além do Sistema de Informações sobre Mortalidade e o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos.

Seus cálculos permitem acompanhar a evolução dos padrões demográficos do País e de estados.

Além de servirem de parâmetro para políticas públicas, as Projeções de População permitem que o IBGE atualize as amostras de suas pesquisas domiciliares.

- No Brasil, estima-se que a população vai parar de crescer em 2041, quando chegará a 220.425.299 habitantes.

População no Estado

2046 será o ano em que a população do Espírito Santo deve atingir seu pico (4.397.835 habitantes), para começar a diminuir a partir de 2047.

População por faixa etária

- De 2000 a 2023

A proporção de idosos (60 anos ou mais) na população do Espírito Santo quase duplicou, subindo de 8,2% para 16%.

- Em 2023

O Estado passou a ter mais pessoas com mais de 50 anos do que crianças e jovens até 19 anos.

- Em 2070

Cerca de 36,1% dos habitantes do Estado serão idosos.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: