Professor aposentado vai correr todo o Estado em 100 dias
Escute essa reportagem

Correr em todos os 78 municípios do Espírito Santo era um desejo antigo do professor aposentado de Educação Física Anselmo Perez, de 60 anos. Decidido a tirar esse sonho do papel, ele vai iniciar uma maratona de 100 dias a partir da próxima segunda-feira.
O ponto de largada será na Praia de Camburi, em Vitória, a partir das 7 horas. O retorno é previsto para o dia 13 de novembro. Atleta amador de corrida há mais de 20 anos, Anselmo via percorrer 2.500 quilômetros durante três meses. Serão, em média, 32 km por dia.
Na estrada, o maratonista terá a companhia da mulher, Kamilla Gomes, que também é professora de Educação Física e fará o apoio de carro durante todo o percurso. A ideia do projeto, segundo Anselmo, surgiu após um amigo dele correr todo o estado de Santa Catarina, aos 60 anos, em 2011.
Inspirado pela aventura do colega, ele quis repetir o feito assim que chegasse na mesma idade, o que ocorreu em 2020. Por causa da pandemia, no entanto, a supermaratona teve de ser adiada para este ano.
Em isolamento social, o casal continuou os treinamentos dentro de casa e, somente após a flexibilização das atividades, definiu uma nova data para o desafio. “Meu principal objetivo é incentivar crianças e adultos de todas as idades a serem mais ativos e terem um estilo de vida saudável, com atividades físicas”, diz o professor.
Outros motivos que os levaram a encarar o desafio, como ele mesmo garante, é conscientizar os capixabas sobre a importância de criar um vínculo com a natureza e de conhecer o próprio Estado.
“Penso que precisamos conhecer melhor a nossa terra, que é tão bonita, e nos desligar dessa correria da cidade grande”, defende.
Para poder descansar e se alimentar ao longo dos dias, Anselmo e Kamilla terão o apoio de “anfitriões”, que cederão a própria casa para receber o casal. Em troca do acolhimento, eles darão uma palestra em escolas dos municípios, para conscientizar sobre a importância dos exercícios físicos.
“Vamos registrar a experiência para transformá-la, depois, em livro. Também iremos publicar tudo nas redes sociais (@corre.es) para quem quiser acompanhar no dia a dia”, conta Kamilla.
“Quero incentivar crianças e adultos a serem mais ativos”, diz Anselmo
A Tribuna – Como surgiu a ideia de correr por todo o Estado?
Anselmo Perez – Sempre gostei da ideia de correr nos 78 municípios do Espírito Santo, já que sou um amante da corrida. Em 2018, assim que eu me aposentei, comecei a levar isso mais a sério. Consegui convencer minha esposa, Kamilla, a ir comigo.
Quais são as suas maiores motivações?
Quero incentivar crianças e adultos de todas as idades a serem mais ativos e a terem um estilo de vida saudável, com atividades físicas. Também acho fundamental alertar para a importância de valorizarmos mais a natureza e conhecermos, de fato, o nosso Estado, que é tão bonito.
Em quanto tempo será feito o trajeto, e qual é a previsão da distância percorrida?
Nós sairemos de Vitória na segunda-feira, às 7 horas, em direção a Vila Velha. Depois, a previsão é que demoremos 100 dias para rodar todos os 78 municípios. Ao todo, serão, aproximadamente, 2.500 quilômetros. Por dia, isso dá 32 km. Eu vou correndo, e a minha esposa me acompanhará de carro durante todo o trajeto.
Onde ficarão hospedados?
Vamos receber o apoio de “anfitriões” em várias cidades diferentes. Eles nos hospedarão e nos ajudarão com a alimentação. Em troca, darei palestras nas escolas municipais. Em alguns casos, vamos nos hospedar em hotéis e sedes do Corpo de Bombeiros.

Comentários