Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Professor aposentado vai correr todo o Estado em 100 dias

| 05/08/2021 17:14 h | Atualizado em 05/08/2021, 17:39

Anselmo vai correr, em média, 32 quilômetros por dia, durante o desafio
Anselmo vai correr, em média, 32 quilômetros por dia, durante o desafio |  Foto: Antônio Moreira/AT

Correr em todos os 78 municípios do Espírito Santo era um desejo antigo do professor aposentado de Educação Física Anselmo Perez, de 60 anos. Decidido a tirar esse sonho do papel, ele vai iniciar uma maratona de 100 dias a partir da próxima segunda-feira.

O ponto de largada será na Praia de Camburi, em Vitória, a partir das 7 horas. O retorno é previsto para o dia 13 de novembro. Atleta amador de corrida há mais de 20 anos, Anselmo via percorrer 2.500 quilômetros durante três meses. Serão, em média, 32 km por dia.

Na estrada, o maratonista terá a companhia da mulher, Kamilla Gomes, que também é professora de Educação Física e fará o apoio de carro durante todo o percurso. A ideia do projeto, segundo Anselmo, surgiu após um amigo dele correr todo o estado de Santa Catarina, aos 60 anos, em 2011.

Inspirado pela aventura do colega, ele quis repetir o feito assim que chegasse na mesma idade, o que ocorreu em 2020. Por causa da pandemia, no entanto, a supermaratona teve de ser adiada para este ano.

Em isolamento social, o casal continuou os treinamentos dentro de casa e, somente após a flexibilização das atividades, definiu uma nova data para o desafio. “Meu principal objetivo é incentivar crianças e adultos de todas as idades a serem mais ativos e terem um estilo de vida saudável, com atividades físicas”, diz o professor.

Outros motivos que os levaram a encarar o desafio, como ele mesmo garante, é conscientizar os capixabas sobre a importância de criar um vínculo com a natureza e de conhecer o próprio Estado.

“Penso que precisamos conhecer melhor a nossa terra, que é tão bonita, e nos desligar dessa correria da cidade grande”, defende.

Para poder descansar e se alimentar ao longo dos dias, Anselmo e Kamilla terão o apoio de “anfitriões”, que cederão a própria casa para receber o casal. Em troca do acolhimento, eles darão uma palestra em escolas dos municípios, para conscientizar sobre a importância dos exercícios físicos.

“Vamos registrar a experiência para transformá-la, depois, em livro. Também iremos publicar tudo nas redes sociais (@corre.es) para quem quiser acompanhar no dia a dia”, conta Kamilla.

“Quero incentivar crianças e adultos a serem mais ativos”, diz Anselmo

A Tribuna – Como surgiu a ideia de correr por todo o Estado?
Anselmo Perez –
Sempre gostei da ideia de correr nos 78 municípios do Espírito Santo, já que sou um amante da corrida. Em 2018, assim que eu me aposentei, comecei a levar isso mais a sério. Consegui convencer minha esposa, Kamilla, a ir comigo.

Quais são as suas maiores motivações?
Quero incentivar crianças e adultos de todas as idades a serem mais ativos e a terem um estilo de vida saudável, com atividades físicas. Também acho fundamental alertar para a importância de valorizarmos mais a natureza e conhecermos, de fato, o nosso Estado, que é tão bonito.

Em quanto tempo será feito o trajeto, e qual é a previsão da distância percorrida?
Nós sairemos de Vitória na segunda-feira, às 7 horas, em direção a Vila Velha. Depois, a previsão é que demoremos 100 dias para rodar todos os 78 municípios. Ao todo, serão, aproximadamente, 2.500 quilômetros. Por dia, isso dá 32 km. Eu vou correndo, e a minha esposa me acompanhará de carro durante todo o trajeto.

Onde ficarão hospedados?
Vamos receber o apoio de “anfitriões” em várias cidades diferentes. Eles nos hospedarão e nos ajudarão com a alimentação. Em troca, darei palestras nas escolas municipais. Em alguns casos, vamos nos hospedar em hotéis e sedes do Corpo de Bombeiros.

Imagem ilustrativa da imagem Professor aposentado vai correr todo o Estado em 100 dias
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS