Presidente do Google recebe Comenda Domingos Martins na Assembleia
Honraria é destinada a personalidades e instituições que prestaram serviços relevantes à sociedade capixaba
O capixaba Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, foi homenageado nesta quarta-feira (22) com a Comenda Domingos Martins na Assembleia Legislativa do ES. A honraria é destinada a personalidades e instituições que prestaram serviços relevantes à sociedade capixaba.
Fábio Coelho é presidente do Google Brasil desde 2011 e e vice-presidente mundial desde 2015 da Google Inc. Natural de Vitória, o CEO chegou a ser reconhecido em diversos momentos na trajetória entre os melhores, além da reputação e da capacidade de influência.
Durante visita aos estúdios da TV Tribuna, Fábio relembrou que a irmã chegou a trabalhar na Rede Tribuna por quase duas décadas e enalteceu o trabalho realizado na emissora.
Além de Fábio, seu pai José Jaques Coelho, também foi homenageado com a Comenda Domingos Martins em reconhecimento ao trabalho desempenhado por mais de três décadas na Vale do Rio Doce atuando na fiscalização de grandes obras de infraestrutura e à frente de projetos de grande relevância, como ferrovias, melhoria dos cais de Vitória e a segunda fase de Tubarão.
ALES anuncia programa com IA
A Assembleia Legislativa anunciou durante a cerimônia o Programa de Inovação em Inteligência Artificial (IA.LES) do Parlamento Capixaba que buscará coordenar, avaliar e monitorar iniciativas relacionadas ao uso desse tipo de tecnologia na Assembleia, que conforme destacado pelo presidente Marcelo Santos, é a mais transparente do Brasil, e o Poder mais transparente do Estado, e a primeira Assembleia digital do país.
“Agora, com esse ato, nós vamos utilizar a inteligência artificial para fortalecer ainda mais a atividade parlamentar, o parlamentar, para que ele possa ter informações num tempo preciso, para que ele possa aperfeiçoar legislações existentes utilizando essa ferramenta e apresentar novas propostas de lei utilizando a ferramenta que vai identificar onde existe uma lei, se ela já existe, se ela está ultrapassada, se ela é obsoleta, se ela merece continuar no arcabouço jurídico ou aperfeiçoá-la”, explicou.
O presidente da ALES defendeu que a utilização de IA representará uma entrega ainda melhor à população e à instituição. “Usar essa ferramenta, a inteligência artificial, nesse tempo, é fundamental porque ela está auxiliando em tantas outras áreas e aqui não vai ser diferente. Nós teremos o apoio dessa ferramenta para garantir uma entrega ainda maior dos nossos deputados”, disse Marcelo Santos.
O IA.LES será implementado sob a supervisão de um comitê que terá por funções: propor políticas, normas e estratégias para a adoção responsável e eficiente de soluções IA; identificar e priorizar processos legislativos e administrativos passíveis de automação; avaliar ferramentas e projetos em desenvolvimento ou em operação que envolvam IA, sugerindo ajustes visando à aderência às diretrizes da Ales; e sugerir ações de capacitação para servidores no uso prático e crítico dessas tecnologias.
O colegiado com representantes de diversos setores também deverá: estimular a construção colaborativa de soluções com foco em produtividade; promover articulação com outras instituições pelo intercâmbio de experiências, conhecimentos e boas práticas; produzir relatórios, pareceres e recomendações técnicas à Mesa Diretora sobre inovação digital e aplicação de IA na Ales.
O comitê será liderado pelo presidente da Casa e coordenado pela Diretoria de Transparência, Inovação e Projetos Especiais.
Assista a entrevista de Fábio Coelho no Histórias Empresariais
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários