Presidente da OAB-ES narra temor em acidente de avião: "Sobrevivi por um milagre"
Aeronave precisou realizar um pouso emergencial em uma praia do Rio de Janeiro
Escute essa reportagem
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Espírito Santo (OAB-ES), José Carlos Rizk Filho, de 43 anos, deu detalhes sobre os momentos de temor que viveu nesta quarta-feira (10). Ele estava a bordo do monomotor que precisou realizar um pouso forçado na praia de Itaipuaçu, em Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro.
Em entrevista para a redação de A Tribuna, Rizk afirmou que ele, o piloto e o empresário capixaba que o acompanhava sobreviveram 'por um milagre'.
A aeronave do modelo EMB-710C de prefixo PT-NLA, realizava o trajeto Vitória x Jacarepaguá. De acordo com o advogado, o incidente ocorreu devido a um problema no motor durante a aproximação. "Ele [o piloto] falou 'vou tentar pousar na praia'. E aí aquele sentimento de quando o motor para de fazer barulho, porque é um barulho grande e aí do nada parou — e você tá igual a pluma no meio do ar. A gente não se apavorou, ele foi muito bom, e foi descendo e ele conseguiu curvar e bater na areia", contou.
Segundo Rizk, se passaram cerca de cinco minutos entre o momento em que o motor parou e o pouso forçado ocorreu. Neste período, o maior medo do presidente da OAB-ES era que a aeronave caísse em alto mar. "Eu tinha uma ansiedade grande de sair de cima do mar, porque se caísse no mar, a minha dificuldade em sair do avião ia ser grande. Sou um homem de 2 metros de altura e a porta é pequena. É natural que os da frente se apavorem, e eu ia morrer afogado, provavelmente".
O advogado conta, ainda, que perguntou ao piloto o que deveria fazer durante o pouso emergencial. Ele foi orientado a se segurar em uma cadeira e disse que, neste momento, começou a rezar. "Mas eu sentia que eu não ia morrer, sabe? Sabe quando você fala 'ah, não é assim que eu vou morrer não, eu acho que eu vou morrer com uns 84 anos'. Aí foi tranquilo, mas eu estou um pouco em estado de choque ainda, a ficha é difícil de cair".
“Vou rezar bastante essa noite, agradecer o que Deus me deu, essa nova oportunidade de vida José Carlos Rizk Filho, presidente da OAB-ES
O incidente ocorreu na região Metropolitana do Rio de Janeiro. E, para Rizk, isso foi determinante para que todos os tripulantes escapassem sem ferimentos. "Tinha montanhas dez minutos antes. Se caísse dez minutos antes, eu estaria morto. Na verdade, o trecho de mar nem foi tão grande. Mas foi muita sorte que já foi quase em Niterói".
No local, o advogado recebeu o atendimento de policiais e do Corpo dos Bombeiros. Ele afirma ter recebido também o apoio de comerciantes que estavam no local. Rizk foi socorrido ainda na praia e não precisou ser levado até um hospital, já que se queixou apenas dores na coluna.
Pouso foi exitoso, afirma Rizk
O presidente da OAB-ES avaliou a atuação do piloto, que conseguiu realizar o pouso emergencial na faixa de areia da praia de Maricá, deixando um rastro de aproximadamente 400 metros. Segundo Rizk, apesar de jovem, o piloto se mostrou experiente e passou segurança durante o incidente.
Questionado sobre qual nota, de zero a dez, ele daria para o piloto, a resposta foi direta. "Daria mil. Mil. Porque ele foi muito sagaz, né? Foi muito experiente. A investigação, ela vai acontecer. [...] Mas o fato é que a minha impressão a priori ali, por estar vivo, foi um pouso exitoso", afirmou.
Rizk partiu de Vila Velha para o Rio de Janeiro para uma reunião marcada para a manhã desta quinta-feira (11). De acordo com ele, mesmo após o susto, a agenda será mantida. No momento do incidente, ele estava acompanhado do seu cliente, um empresário capixaba. Ele ainda afirma que não possui o costume de realizar este trajeto.
Repercussão
O presidente da OAB-ES também confirmou o incidente nas redes sociais. "Tive uma queda de avião mas estou bem. Deus é bom o tempo todo! Obrigado!", escreveu. Na legenda da publicação, ele ainda afirmou que, em breve, irá explicar o ocorrido.
Nos comentários, Rizk recebeu o apoio de parlamentares, seguidores e colegas da categoria. "Graças a Deus ! Qualquer coisa estou a sua disposição!", escreveu o senador Fabiano Contarato (PT). "'Cê nasceu de novo, mano! Bem vindo!", publicou o jornalista Filipe Chicarino.
Comentários