Prefeituras dizem que vão orientar usuários sobre uso de bicicletas elétricas
A secretaria estuda reforçar a sinalização e a fiscalização, com novas placas informativas, diante do aumento do uso de bicicletas elétricas na cidade
Enquanto moradores cobram restrições mais rígidas, prefeituras garantem quem têm feito ações de fiscalização e de orientação para garantir a segurança.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória esclareceu que, conforme o decreto municipal que regulamenta o uso dos parques da capital, é proibida a circulação de bicicletas dentro dessas áreas públicas.
Segundo a prefeitura, os vigilantes ambientais que atuam nos parques são orientados a abordar com cordialidade os usuários que estejam com bicicletas, solicitando que se retirem ou conduzam o veículo a pé.
A secretaria estuda reforçar a sinalização e a fiscalização, com novas placas informativas, diante do aumento do uso de bicicletas elétricas na cidade.
Já a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana planeja ações de educação sobre o uso adequado de bicicletas elétricas em diversos pontos e orienta que usuários tenham atenção redobrada nos espaços compartilhados.
A Inspetoria de Trânsito de Cariacica frisou que a circulação de bicicletas elétricas no município segue as diretrizes estabelecidas por resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
“Nas praças e calçadas, as bicicletas elétricas somente podem circular em locais onde há sinalização que permita o compartilhamento com pedestres, devendo respeitar o limite máximo de velocidade de 6 km/h”.
A Guarda Municipal de Vila Velha ressaltou que realiza ações educativas direcionadas aos usuários de patinetes, bicicletas elétricas e ciclomotores que circulam pelas vias da cidade.
O objetivo é conscientizar sobre os requisitos legais e as boas práticas para uma utilização segura desses meios de transporte
A Secretaria de Defesa Social da Serra informou que a fiscalização das bicicletas elétricas no município segue abordagem educativa e de conscientização. São repassadas orientações sobre o uso correto de ciclofaixas, limites de velocidade e recomendação para o uso de equipamentos de segurança.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários