Praias de água morna são “descobertas” em Guarapari
Temperatura na região das Três Praias vem surpreendendo e atraindo turistas e moradores. Especialista explica fenômeno
Escute essa reportagem
Quem caminha até as Três Praias, em Guarapari, tem percebido a água mais morna, principalmente nas praias de Leontina e Mateus Lopes, que são as primeiras logo após a Praia dos Adventistas.
Os autônomos Bruno Brandão, de 29 anos, Rafaela Constancio, 29, e o filho Caio de apenas 4 meses, ao conhecerem a Praia de Leontina, ficaram encantados com a água mais morna.
“Em Guarapari as praias são bem geladas, e essa é com certeza mais morna do que as outras. Eu que não entro na água gelada, percebi a diferença e resolvi até trazer meu filho, que ainda tão pequeninho já adora praia. Aqui ele fica a vontade para brincar, e conseguimos entrar na água sem sentir o calafrio da água gelada. Lembra muito as praias do Nordeste”, afirmou Rafaela.
Com 286 metros de extensão, a Praia da Leontina é a maior das Três Praias existentes no local, e está localizada entre a Praia Mateus Lopes e a Praia do Saco ou Ancoradouro.
Com vegetação em toda a sua extensão, algumas árvores embelezam a paisagem, e a localidade possui características de praia deserta, assim como a Praia Mateus Lopes, que é bem reservada, não possui ondas e a água é cristalina.
Em algumas épocas do ano, principalmente no verão, as águas ficam mais quentinhas, para a felicidade de moradores e turistas.
Correntes
A água mais morna é explicada pelo oceanógrafo Alexsandro Rui, como algo característico de onde a praia está localizada.
Segundo o profissional, não há um parâmetro científico para classificar a temperatura da água do mar como quente ou fria.
Rui acredita que as correntes marítimas começam uma movimentação de água quente com a aproximação do sol mais forte durante o verão, e o vento que é mais fraco nessa região de Guarapari, faz com que a superfície da água tenha menos movimentação e ela receba mais calor.
“Sem muito vento nessas praias, o sol mais forte esquenta a água e, pela superfície a água fica mais morna. Essas praias são menores também, não possuem ondas, então a água fica menos mexida, trazendo essa temperatura menos fria, em relação às outras praias da cidade que são bem mais geladas”, complementa o oceanógrafo Alexsandro Rui.
“Mais quentinha”
A universitária Daniely Kil, de 34 anos, e a filha Lara, 3 anos, encontraram a Praia Mateus Lopes para se banharem na manhã de ontem, e ficaram encantadas com a temperatura da água, por ela ser bem mais quentinha que as outras praias de Guarapari.
“Caminhando pelas praias vimos que essa (Mateus Lopes) e a próxima (Leontina) são bem diferentes em relação às outras praias de Guarapari. Percebemos ser bem mais quentinha mesmo. Que curioso”, comenta a universitária.
Comentários