X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Praias de água morna são “descobertas” em Guarapari

Temperatura na região das Três Praias vem surpreendendo e atraindo turistas e moradores. Especialista explica fenômeno


Imagem ilustrativa da imagem Praias de água morna são “descobertas” em Guarapari
Bruno, Rafaela e Caio, de 4 meses, conheceram a Praia de Leontina e ficaram encantados com a água mais morna. |  Foto: Roberta Bourguignon

Quem caminha até as Três Praias, em Guarapari, tem percebido a água mais morna, principalmente nas praias de Leontina e Mateus Lopes, que são as primeiras logo após a Praia dos Adventistas. 

Os autônomos Bruno Brandão, de 29 anos, Rafaela Constancio, 29, e o filho Caio de apenas 4 meses, ao conhecerem a Praia de Leontina, ficaram encantados com a água mais morna.

“Em Guarapari as praias são bem geladas, e essa é com certeza mais morna do que as outras. Eu que não entro na água gelada, percebi a diferença e resolvi até trazer meu filho, que ainda tão pequeninho já adora praia. Aqui ele fica a vontade para brincar, e conseguimos entrar na água sem sentir o calafrio da água gelada. Lembra muito as praias do Nordeste”, afirmou Rafaela.

Com 286 metros de extensão, a Praia da Leontina é a maior das Três Praias existentes no local, e está localizada entre a Praia Mateus Lopes e a Praia do Saco ou Ancoradouro. 

Com vegetação em toda a sua extensão,  algumas árvores embelezam a paisagem, e a localidade possui características de praia deserta, assim como a Praia Mateus Lopes, que é bem reservada, não possui ondas e a água é cristalina. 

Em algumas épocas do ano, principalmente no verão,  as águas  ficam mais quentinhas, para a felicidade de moradores e turistas.

Correntes

A água mais morna é explicada pelo oceanógrafo Alexsandro Rui, como algo característico de onde a praia está localizada. 

Segundo o profissional, não há um parâmetro científico para classificar a temperatura da água do mar como quente ou fria. 

Rui acredita que as correntes marítimas começam uma movimentação de água quente com a aproximação do sol mais forte durante o verão, e o vento que é mais fraco nessa região de Guarapari, faz com que a superfície da água tenha menos movimentação e ela receba mais calor.

“Sem muito vento nessas praias, o sol mais forte esquenta a água e, pela superfície a água fica mais morna. Essas praias são menores também, não possuem ondas, então a água fica menos mexida, trazendo essa temperatura menos fria, em relação às outras praias da cidade que são bem mais geladas”, complementa o oceanógrafo Alexsandro Rui.

“Mais quentinha”

Imagem ilustrativa da imagem Praias de água morna são “descobertas” em Guarapari
|  Foto: Roberta Bourguignon

A universitária Daniely Kil, de 34 anos, e a filha Lara, 3 anos, encontraram a Praia Mateus Lopes para se banharem na manhã de ontem, e ficaram encantadas com a temperatura da água, por ela ser bem mais quentinha que as outras praias de Guarapari. 

“Caminhando pelas praias vimos que essa (Mateus Lopes) e a próxima (Leontina) são bem diferentes em relação às outras praias de Guarapari. Percebemos ser bem mais quentinha mesmo. Que curioso”, comenta a universitária.

Leia mais:
Praias de Vitória vão ter mais guarda-vidas durante o verão
Novos bares e espaços culturais no verão do ES
Praias são as “queridinhas” na escolha para virar o ano

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: