X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Praia do Iate terá nova faixa de areia

Obras de manutenção do local serão feitas porque o volume de areia foi perdido pelo movimento do mar ao longo dos anos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Praia do Iate terá nova faixa de areia
praia do iate passará por manutenção no segundo semestre. |  Foto: Douglas Schneider/AT

Os banhistas terão mais espaço para aproveitar a Praia do Iate, em Vitória, com o engordamento da faixa de areia que será feito a partir do segundo semestre deste ano. A obra contemplará o espaço entre o Iate Clube e a Guarderia.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) realizou um relatório técnico em relação à erosão da orla, depois de fazer o estudo da região, e a Secretaria de Obras (Semob) está em fase de elaboração do projeto. 

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, a área da Praia do Iate não apresenta um alto nível de erosão marinha, se comparado com a  Curva da Jurema, por exemplo. O que será feito é uma manutenção. 

“A orla da Praia do Iate é artificial. Até os anos 70, ali, na Praça dos Namorados e na Praça dos Desejos, era tudo água. A área recebeu aterros naquela época e, desde então, nunca mais foram feitas engordas”, explicou.

“Isso não aconteceu porque ela não é uma área erosiva. Vamos fazer uma manutenção lá porque, em décadas, o volume de areia foi perdido pelo movimento do mar”. 

Segundo Tarcísio, o engordamento da faixa de areia trará benefícios para os frequentadores da praia. “Os moradores e turistas poderão usufruir melhor da orla, há o aumento da área de convívio de lá. As pessoas poderão praticar   esportes e realizar  atividades físicas”. 

Professora de Oceanografia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Jacqueline Albino afirmou que o projeto de engordamento precisa estar adequado com a dinâmica da praia. 

“A ação é positiva se for feita de uma maneira adequada à dinâmica da praia estudada. O projeto tem que ser bem feito, senão pode piorar a erosão”, falou.  Em relação ao prazo de entrega do serviço, ainda não há uma data oficial.

Leia mais em:

Maratona de empregos e estágios com mais de 6 mil vagas no ES

Banco do Brasil prorroga inscrições para concursos com 6 mil vagas

Água do mar barrenta por causa de contato com argila

Nos últimos dias foi notada a mudança na cor da água da Praia do Iate, em uma área próxima à ponte da Ilha do Frade.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, afirmou que a cor  mudou, ficando barrenta, por conta do contato do mar com a argila presente em uma parte com pedras da praia.

“Com o movimento de encher e esvaziar do mar, a água atingiu uma área que não tem areia e somente barro, o que  sujou a água”, explicou. 

Professora de Oceanografia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Jacqueline Albino  explicou que algumas condições causam a mudança no nível da água, o que resulta na erosão naquela praia:  muita chuva, muito vento, ondas e variação de maré.

Ela explicou que, se essas condições forem cessadas, a cor do mar volta ao normal. 

“A erosão vai parar e, com isso, em alguns dias ou semanas a argila vai para o fundo do mar”, explicou.

O biólogo Daniel Gosser explicou que a argila não faz mal. “A argila em si não faz mal à saúde, mas se fazem necessárias análises da água dessa praia para saber se a qualidade da mesma está própria ou imprópria para banho”, disse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: