X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Por que a sexta-feira 13 é tão misteriosa?


Imagem ilustrativa da imagem Por que a sexta-feira 13 é tão misteriosa?
A historiadora e terapeuta holística comportamental Mila Marques |  Foto: Antonio Moreira/ AT

Hoje é sexta-feira 13 e por trás da data existem diversos mitos de azar. Para supersticiosos, a ideia de passar por este dia pode causar arrepios. Mas porque a sexta-feira 13 ainda é tão misteriosa?

As superstições sobre este dia foram transmitidas entre gerações e se fortaleceram com filmes no cinema, que consagrou essa combinação como “um dia de terror”.

Para astrólogos e tarólogos, a sexta-feira 13 é um dia repleto de energias positivas e uma oportunidade para refletir e dar início a planos que já vinham sendo adiados; além de uma oportunidade de aproximação familiar.

A historiadora e terapeuta holística comportamental Mila Marques explica que a sexta-feira é um dia em que, historicamente, as bruxas consideram bom para trabalhos energéticos. A construção de estereótipos negativos em torno destas referências, de acordo com ela, teve início no processo de cristianização da Europa, na Idade Média.

“Tudo ligado a bruxas era visto de forma negativa. Várias referências foram construídas para criar medo e comoção. Dizem que é um dia de azar, mas de forma alguma seria isto. É uma data ótima, a ser comemorada. É boa para trabalhar com desejos, criar lucidez, se propor a objetivos”, explica.

Há outras associações com o 13 que acabaram transformando este dia em azarento. A astróloga, ocultista e psicanalista Virgínia Gaia conta que, em uma sexta-feira 13, aconteceu o julgamento de Jacques de Molay, uma figura proeminente dos Cavaleiros Templários, grupo acusado pelo Papa Clemente V de desrespeito à cruz, heresia, sodomia e adoração a ídolos pagãos.

“Não há confirmação histórica que tenha acontecido nesse dia, nem mesmo para o julgamento tem uma documentação histórica, mas existe a lenda e daí surgiu o dia de azar na sexta-feira 13”, contou Virginia Gaia.

Mas, a sexta-feira 13 significa transformação, segundo a terapeuta holística Célia Leite. Seria um dia de espiritualidade forte.

“Você pode criar como uma grande oportunidade, para deixar um relacionamento antigo para recomeçar. Pode começar um projeto novo. O ideal é pensar nesse dia em transformações e procurar fazer coisas boas no dia a dia”, disse.

Saiba mais

Número 13

  • O número 13, no imaginário popular, não tem um bom presságio.
  • No tarô, o número 13 representa o arcano da morte. Mas, não significa necessariamente a morte física. Ele pode representar um encerramento de um ciclo e transformações.

Sexta-feira 13

  • Há várias teorias que sugerem a sexta-feira 13 associada ao azar. A mais forte tem origem no século XIV, quando aconteceu o julgamento e morte de Jacques de Molay, uma figura líder dos Cavaleiros Templários (exército de monges criados para proteger os peregrinos), que foi acusado, pelo Papa Clemente V, de heresia, sodomia e adoração a ídolos pagãos.
  • Em Outra história, a sexta-feira 13 tem a ver com o processo de cristianização dos povos bárbaros que invadiram a Europa, período medieval.
  • Há também o mito de que gatos pretos eram animais domesticados por mulheres acusadas de bruxaria. Durante a inquisição, criou-se um mito que eles trariam azar.

Dia de boas energias

  • Para astrólogos e tarólogos, é um dia repleto de energias positivas e uma chance para refletir e dar início a planos que estavam sendo adiados.
  • É também uma oportunidade de momento familiar, seja um almoço ou jantar com todos reunidos.
  • Também significa transformações e renascimento.

Fonte: Especialistas consultados.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: