Policiamento no Natal: Drones, câmeras e 768 PMs reforçam segurança nas ruas
A Operação Natal teve início com reforço no patrulhamento e uso de tecnologia nos pontos onde o comércio de fim de ano se intensifica
Com o comércio aquecido e o movimento maior nas ruas, a Polícia Militar está reforçando o policiamento com drones, câmeras e 768 policiais militares extras por dia em todo o Espírito Santo.
A Operação Natal teve início na segunda-feira (8) e vai até às 23h59 do dia 25 de dezembro.
O comandante-geral da PM, coronel Douglas Caus, explicou que, nesse período, há o aumento do policiamento nos pontos onde o comércio se intensifica.
“Além do policiamento normal, mais 768 policiais militares estarão nas ruas, em quase 300 viaturas. Estamos preparados para levar ao capixaba mais segurança nas suas compras natalinas”.
Ele ressaltou que o foco principal da operação são crimes como furto e roubo, que são mais comuns nessas áreas.
“Fizemos levantamento estatístico, análise criminal e também dados de inteligência. Esse efetivo foi direcionado para essas regiões com mais ocorrências”.
Além do efetivo reforçado, o comandante ainda pontuou que a tecnologia vai ajudar nas ações. “Os 40 totens do governo do Estado vão otimizar a nossa visão dessas áreas. Além disso, vamos usar drones, principalmente nas áreas comerciais. Com eles, a gente pode verificar do alto qualquer tipo de atitude suspeita ou denúncia”.
Caus enfatizou que a população, ao notar qualquer atitude suspeita, deve ligar para o 190. “Vamos passar essa informação para o policial que está na rua, para que faça a abordagem”.
Para ampliar o efetivo nessa época, o comandante explicou que o governo do Estado está aportando a Indenização Suplementar de Escala Operacional (Iseo). “Além disso, temos nas ruas policiais da área administrativa e em escala especial e extraordinária”.
Para apresentar as ações da Operação Natal e mostrar resultados da ação durante a Black Friday, coronel Douglas Caus se reuniu na tarde de ontem com representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-ES) e empresários.
O 2º vice-presidente do Sistema Fecomércio-ES-Sesc e Senac, Cláudio Pagiola Sipolatti, falou sobre a estratégia de reforço na segurança, que começou ainda no fim de novembro, durante a Black Friday, quando o fluxo de pessoas nas ruas chegou a ser oito vezes maior.
“A Polícia Militar entendeu essa demanda e passou a posicionar mais policiais em pontos estratégicos. Isso permite que o comércio e os consumidores possam usufruir das promoções e fazer compras com mais tranquilidade”.
Saiba Mais
Operação Natal
A Polícia Militar iniciou na segunda-feira (8) a operação voltada para reforço no policiamento, principalmente em áreas comerciais.
Haverá reforço inclusive em áreas de shoppings centers, polos de comércio popular e demais áreas de grande circulação de pessoas
Números
768 policiais militares estarão nas ruas todos os dias entre os dias 8 e 25 de dezembro, além do efetivo já empregado normalmente.
13.840 escalas no total serão empregadas durante o período da operação.
276 viaturas estarão nas ruas.
15 drones serão usados em áreas comerciais para visualização de pontos de maior aglomeração.
40 totens de segurança estão instalados em pontos estratégicos.
Estratégias
Reforço do policiamento ostensivo preventivo nas áreas comerciais dos diversos municípios do Espírito Santo.
O Policiamento será tanto a pé, quanto motorizado e montado.
Serão realizadas mais ações de cerco tático, operações de bloqueio, abordagem a ônibus e a pessoas, patrulhamento tático, atendimentos emergenciais, entre outras.
Além de Mais abordagens a pessoas e veículos suspeitos, também serão usadas novas tecnologias – como leitores de placas em viaturas e totens de segurança.
Resultado das ações na Black Friday
Crimes contra o patrimônio
Ano — Ocorrências
2024 — 405 ocorrências (29 e 30/11/2024)
2025 — 112 ocorrências (28 e 29/11/2025)
72% foi a redução nos crimes contra o patrimônio no mesmo período.
Redução entre 2024 e 2025 por tipo de crime
Crimes — Redução
Roubos a pessoas - 76%
Furto em estabelecimento comercial - 55%
Estelionato/Fraude - 72%
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários