Policial aposentado distribui alimentos em "ambulância solidária"
Escute essa reportagem

Enquanto a pandemia do novo coronavírus avança, exemplos solidariedade têm se espalhado. Voluntários estão surgindo e se dispondo a ajudar o próximo para tornar o momento de crise menos doloroso. Outros já são antigos nessa ação inspiradora de estender a mão a quem precisa.
É o caso do sargento aposentado da Polícia Militar João Batista Feitosa, 59 anos, mais conhecido como Sargento 'RR Feitosa'.
Morador de Colatina, região Noroeste do Estado, ele já faz trabalhos voluntários há muitos anos e, agora, com a pandemia, convidou amigos para uma ação social: arrecadar alimentos e outros itens básicos para destinar às famílias de baixa renda que perderam o sustento por causa do isolamento social.
Para auxiliar no deslocamento até os bairros, o aposentado utiliza sua 'ambulância solidária', um veículo comprado em 2014 justamente para ajudar os moradores do bairro onde vive, em São Marcos e regiões vizinhas.

Atrás de um carro de som que passa pelas ruas anunciando a campanha, lá está a 'ambulância solidária' do sargento 'RR Feitosa'.
"A ambulância havia sido descartada por um hospital de Minas Gerais e estava à venda na internet por um bom preço, em 2014. Como eu estava aposentado desde 2009 e, durante o período em que trabalhei sempre ajudei pessoas necessitadas, não quis perder tempo! Imaginei várias utilidades que ela teria para a comunidade e comprei”, contou.

O sargento disse que o veículo ajuda muito: “Comprei a ambulância por ser grande e com ela eu poderia oferecer apoio às pessoas que precisam ir para uma consulta, por exemplo, e não têm condições de pegar ônibus por questões financeiras ou por serem cadeirantes ou acamadas”.
Importante destacar que a ambulância não é para atendimento de urgência/emergência, apesar de ser adaptada, mas sim para transportar as pessoas debilitadas a irme para consultas médicas e fisioterápicas.
“Eu quero poder ajudar as pessoas que me cercam. Quero poder transmitir de alguma forma meu carinho, minha solidariedade. Fazendo isso, eu me sinto bem, sinto meu coração transbordar de alegria”, contou o sargento aposentado.

No início de junho, com a pandemia do novo coronavírus, o policial aposentado reuniu alguns amigos e conseguiu montar várias cestas básicas com itens doados.
“A gente vive a realidade daqui e sabe como as coisas funcionam e as dificuldades que enfrentamos. Com a arrecadação dos alimentos, foi possível ajudar na alimentação de diversas famílias. E tudo, é claro, na companhia da minha 'ambulância solidária'", contou Batista.
A última campanha de doação surpreendeu: “A gente não imaginava que tantas pessoas iriam doar, mas fomos surpreendidos com uma grande quantidade de doações. As pessoas saíam de suas casas e entregavam os alimentos com muito carinho”.
E outras campanhas vão acontecer, segundo Batista, que destaca não ter ligação com nenhum partido político ou intenção política. “Estou organizando com meus amigos outras ações. Com força de vontade e perseverança vamos conseguir ajudar muitas pessoas ainda", afirmou
Comentários