Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Polícia Ambiental recolhe tucano raro no Estado

Ave foi entregue aos agentes Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema)

Úrsula Ribeiro | 16/02/2022 15:08 h

Polícia Ambiental recolhe tucano raro no Estado
Polícia Ambiental recolhe tucano raro no Estado |  Foto: Divulgação/ PMA
 

Um tucano-de-bico-verde foi resgatado por militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental na manhã de terça-feira (15), no município Divino de São Lourenço. A espécie considerada rara, é nativa do Brasil e é comum em regiões de serra da Mata Atlântica.

Segundo os militares, a ave foi encontrada com saúde, mas estava com as  penas das asas cortadas. De acordo com os policiais, essa é uma característica de quando o animal vivia em cativeiro, antes de escapar. Após ser resgatado, o animal foi entregue aos agentes do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), onde passará por avaliação veterinária para que seja reintroduzido ao seu habitat natural.

Sobre a espécie 

O tucano-de-bico-verde é encontrado nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, bem como no extremo sul da Bahia e no sul do estado de Goiás. Seus hábitos alimentares são, basicamente, frutos de palmito juçara, embaúbas e pequenos insetos. Seu bico é grande como uma espada, a garganta e o peito são amarelos. A barriga é vermelha, tem cerca de 45 centímetros e pesa em torno de 300 gramas.

A Polícia Militar Ambiental orienta que ao depararem com tal situação comunique de imediato aos órgãos ambientais responsáveis, capacitados para fazerem o recolhimento de animais silvestres e alerta que o ato de cortar as asas de aves, mesmo que sejam só penas é considerado crime de mutilação e maus tratos a animal e pode acarretar em pena de detenção de três meses a um ano, e multa segundo a Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).

Denúncias podem ser através do telefone 181 ou por meio do site www.disquedenuncia181.es.gov.br. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS