X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Polícia abre inquérito para apurar suspeitas de crimes de Sérgio Reis após convocação pró-Bolsonaro


A Polícia Civil do Distrito Federal abriu inquérito para apurar a conduta do ex-deputado e cantor Sérgio Reis, apoiador do presidente Jair Bolsonaro.

Imagem ilustrativa da imagem Polícia abre inquérito para apurar suspeitas de crimes de Sérgio Reis após convocação pró-Bolsonaro
Cantor e ex-deputado federal Sergio Reis |  Foto: Reprodução / Instagram

Em nota divulgada nesta terça-feira (17), a corporação informou que a investigação se destina a averiguar a existência de uma "associação [de pessoas] voltada para o cometimento de crimes no território do Distrito Federal em manifestações previstas para o mês de setembro".

A polícia fez referência a três artigos do Código Penal: 147 (ameaça), 163 (destruição de coisa alheia) e 262 (expor a perigo, impedir ou dificultar o funcionamento de transporte público).

"A investigação teve início após a circulação de vídeos e áudios nas redes sociais e em matérias jornalísticas em que alguns indivíduos, dentre eles o cantor Sérgio Reis, manifestam-se no sentido de cometerem crimes", afirmou a Polícia Civil.

Reis afirmou que está organizando uma manifestação com o movimento dos caminhoneiros e dos agricultores a favor de Bolsonaro.

A apuração policial está a cargo do Decor (Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado). Não há data prevista para o depoimento dos envolvidos.

O DF é governado por Ibaneis Rocha (MDB), aliado do Palácio do Planalto.

O protesto convocado pelo cantor é favorável à destituição de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e ao voto impresso, bandeiras do presidente.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o cantor afirmou que o movimento deve acontecer nos três dias que antecedem o feriado de 7 de Setembro.

"Vamos fazer um movimento clássico, sem agressões. Queremos dar um jeito de movimentar esse país e salvar o nosso povo. Estamos organizando talvez [para os dias] 4 a 6 de setembro. Dia 7 de setembro não queremos fazer nada para não atrapalhar o desfile do nosso presidente, que é muito importante", disse Reis.

Nesta terça, como informou a Mônica Bergamo, da Folha, um grupo de 29 subprocuradores-gerais da República apresentou uma representação contra Reis junto à Procuradoria da República no Distrito Federal contra o Reis por suas declarações de que caminhoneiros parariam o país até que o Senado afastasse os ministros do Supremo de seus cargos.

Eles afirmam que a ameaça pode configurar crime de incitação à subversão da ordem política ou social, além de incitação ao crime.

A peça afirma que o movimento que está sendo organizado pelo cantor pretende obstruir rodovias, fechar portos, aeroportos e impedir a livre circulação de pessoas e bens, a fim de pressionar o Congresso a implementar o voto impresso -pauta bolsonarista já derrotada na Câmara- e o pedido de impeachment de ministros do Supremo.

"Diante dos graves acontecimentos que têm marcado a história recente do país, em particular as frequentes ameaças de ruptura institucional e de desrespeito à independência dos poderes e de seus integrantes, solicitamos a Vossa Excelência a distribuição desta representação a um dos membros oficiantes na área criminal, com vistas à adoção das providências que forem entendidas cabíveis", afirmam os subprocuradores.

A representação foi encaminhada ao coordenador criminal da Procuradoria da República no Distrito Federal, Carlos Henrique Martins Lima.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: