X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Plantas com poderes medicinais para ter em casa

Especialistas indicam plantios que podem auxiliar no combate à ansiedade, problema estomacal e no tratamento da pele


Imagem ilustrativa da imagem Plantas com poderes medicinais para ter em casa
|  Foto: Antônio Moreira / AT.

Além de deixarem os ambientes mais bonitos e aconchegantes, muitas plantas possuem poderes medicinais e podem ser exploradas contra diferentes problemas de saúde. 

Para ajudar quem deseja ter alguma delas dentro de casa, o jornal A Tribuna pediu a especialistas indicações de plantas que são fáceis de cultivar e que podem ser transformadas em chás, pomadas e essências, entre outros produtos.    

A médica homeopata Henriqueta Tereza do Sacramento destacou duas opções que são capazes de amenizar a ansiedade e os problemas no estômago: o capim-cidreira e o boldo, respectivamente.

“No Estado, costumamos usar o boldo fresco, mas também é possível consumi-lo em forma de chá. É uma planta de fácil cultivo. Mas ela não deve ser consumida em excesso. Já o  capim-cidreira não possui contraindicações. Ele ajuda a aliviar a tensão do dia a dia”, pontuou.

Pesquisador na área de produtos naturais bioativos, Marcio Fronza indicou  a babosa e a sálvia que, por causa de suas propriedades antimicrobianas, auxiliam no tratamento de  lesões na pele. “Apesar de não ser tão conhecida, a sálvia é uma das plantas medicinais mais benéficas e fáceis de cultivar. A babosa, por sua vez, auxilia no tratamento de queimaduras e ferimentos”, disse. 

Professora de Farmacognosia e Fitoterapia da UVV, Denise Endringer recomendou o uso do alecrim para quem precisa melhorar a resposta anti-inflamatória do corpo, e da ora-pro-nóbis em casos de mau funcionamento do intestino.

Outras plantas sugeridas pela especialista foram o manjericão, que atua contra resfriados e gripe; a camomila, com propriedades ansiolíticas; e a hortelã, cuja ação fortalece os órgãos digestivos.

Ela orientou, porém, que é necessário  saber a quantidade correta de consumo e o modo de preparo de cada planta, para que não surjam  efeitos adversos. 

“Em alguns casos, a utilização de plantas medicinais pode ser perigosa. O ideal é que a pessoa procure um especialista antes de  começar a consumi-las”, destacou Denise Endringer.

Paixão pelo cultivo

Apaixonada pelo cultivo de plantas medicinais desde pequena, a dona de casa Conceição Simonelli, de 88 anos, não abre mão de fazer chás que lhe ajudem a ter uma boa noite de sono, como camomila, cidreira e hortelã.

Segundo a aposentada, que mora no Bairro de Fátima, na Serra, elas possuem propriedades que ainda ajudam no controle da pressão alta.

Já para a cicatrização de feridas, a dona Conceição gosta de usar a arnica.

Contra o estresse

Imagem ilustrativa da imagem Plantas com poderes medicinais para ter em casa
Mila Marques e sua família têm o hábito de usas plantas para fins curativos. |  Foto: Antônio Moreira / AT

Diariamente, a terapeuta holística comportamental Mila Marques, de 47 anos, prepara chás de alecrim, camomila e cidreira para diminuir o estresse. Moradora de Santa Martha, em Vitória, ela possui um espaço da casa dedicado apenas para o cultivo das plantas.

Quando sente dores pelo corpo, Mila também recorre às folhas de louro para melhorar. “Desde que me entendo por gente, gosto de utilizar as plantas para cura e tratamento. Minha família inteira usa. Além disso, deixam o ambiente lindo”, diz.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: