Pesquisa aponta que 91% dos estudantes da rede municipal de Viana são leitores
Dado é da Avaliação de Fluência em Leitura; com divulgação a educação do município atinge marco histórico na avaliação

Uma pesquisa da Secretaria de Estado da Educação, a Avaliação de Fluência em Leitura, apontou que 91% de alunos da rede municipal de Viana são leitores. O dado foi divulgado na última terça-feira (23).
Com a pesquisa, que é realizada em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, a cidade ocupou o primeiro lugar entre os municípios da Região Metropolitana e chegou em segundo no Estado.
A pontuação revela uma curva de crescimento de Viana na avaliação, considerando que em 024 o município registrou 66% de leitores e em 2024 foram 77%.
Aplicada aos estudantes dos 2º anos do ensino fundamental, a avaliação utiliza como critério as habilidades essenciais para o processo de alfabetização, como reconhecimento de palavras, compreensão de textos e autonomia leitora.
Para o prefeito do município Wanderson Bueno, o resultado é fruto de investimentos na educação, que têm como objetivo ofertar ensino de qualidade aos mais de 14,5 mil estudantes de Viana.
"Viana alcançou o maior resultado do teste de fluência em leitura, com 91% dos nossos alunos lendo na idade certa. É um marco histórico para o município, fruto de um trabalho dos educadores, professores, diretores e toda a comunidade escolar, bem como de decisões assertivas que tivemos no nosso planejamento estratégico da rede municipal de ensino", destacou Bueno.
A secretária de Educação, Angela Cavati, destaca que a meta do município é ampliar o índice nos próximos anos e assegurar que 100% das crianças concluam o ciclo plenamente alfabetizadas.
“Garantir que nossas crianças aprendam a ler com fluência é um compromisso de toda a rede. Esse avanço mostra que estamos no caminho certo, mas também nos desafia a manter e ampliar os resultados”, afirmou Angela Cavati.
Investimentos na educação
Entre uma série de investimentos e iniciativas estratégicas na educação, está o programa "Para Saber Mais", que conta com reforços escolares durante o contraturno e aos sábados. O programa também monitora o sistema de aprendizagem com técnicos em cada escola.
Viana também investiu na modernização da infraestrutura escolar, implantando lousas digitais e criação de ambientes de incentivo à leitura, como bibliotecas renovadas.
"Ver o progresso das crianças na leitura é uma das maiores recompensas da nossa profissão. Cada palavra reconhecida, cada texto lido com mais confiança, é fruto de muito esforço e dedicação. O resultado da avaliação mostra que estamos no caminho certo e nos enche de orgulho. É gratificante perceber que nossas crianças estão aprendendo a ler com fluência e autonomia”, destacou a professora Claudia Mont Serrat Ottoni, da EMEF Padre Antunes Siqueira, de Viana Sede.
Para a diretora escolar Marli Zanoti, o resultado reflete o trabalho coletivo entre professores comprometidos, famílias engajadas e investimentos públicos.
"Na escola, acompanhamos de perto cada estudante, oferecendo apoio e estímulo para que todos alcancem seu potencial. O crescimento registrado na avaliação reforça a importância de mantermos esse compromisso conjunto com a aprendizagem”, disse.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários