Pescadores planejam distribuir mais duas toneladas de pescado
Depois da doação de mais de duas toneladas de pescados, ontem, na Praça do Papa, em Vitória, o Sindicato dos Pescadores Profissionais, Artesanais, Aquicultores, Marisqueiros e Criadores de Peixe do Estado (Sindpesmes) pretende fazer outra manifestação para chamar a atenção para a situação deles.

Segundo o presidente do sindicato, João Carlos Fonseca, a ação será em favor dos profissionais de diversos segmentos que compõem a cadeia da pesca de camarão da Praia do Suá, em Vitória, que ainda aguardam para serem indenizados após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, Minas Gerais.
Inicialmente havia sido prometida a doação de uma tonelada de pescado. “Doamos 2.400 quilos de pescado, tínhamos nos programado para doar uma tonelada, mas muitas pessoas vieram em busca das doações. Foram mais de duas mil pessoas atendidas”.
A dona de casa Clemilda Margarida Vidal, 61 anos, foi com os netos na expectativa de conseguir levar os pescados para casa, porém acabou que não obteve êxito. Apesar de não ter conseguido, a dona de casa agradeceu pelos que foram contemplados.
“Não consegui levar um peixinho para casa, mas agradeço pelos que conseguiram. As coisas estão difíceis para todo mundo”, disse.

Por meio de nota, a Fundação Renova informou que iniciou em janeiro de 2020 o atendimento aos pescadores da Enseada do Suá, em Vitória, diretamente impactados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, Minas Gerais.
Informaram ainda, que até julho deste ano, o valor total pago em indenização aos camaroeiros somou R$ 82,4 milhões para 173 pessoas. E, neste ano, está sendo pago o lucro cessante referente a 2020.
Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp