Personal trainer sofre acidente com bike elétrica na ciclovia da Terceira ponte
Ele perdeu o controle ao bater em outro ciclista e caiu. Especialistas alertam para excesso de velocidade no local
Um acidente envolvendo um personal trainer de bicicleta elétrica foi registrado na descida da Ciclovia da Vida, localizada na Terceira Ponte. Trata-se de um homem de 25 anos que transitava em direção a Vila Velha, na noite da última terça-feira (18).
Segundo informações que circulam nas redes sociais, o personal trainer perdeu o controle após colidir na traseira de outro ciclista que seguia à frente, se desequilibrou e caiu.
Em nota, a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) informou que prestou atendimento à vítima.
O professor e cicloativista Fernando Braga, um dos fundadores da União dos Ciclistas do Brasil (UCB), disse que acidentes como esse acontecem com frequência.
“Recebo relatos frequentemente. Outros ciclistas contam de bicicletas transitando com velocidade excessiva na Ciclovia da Vida, tanto as elétricas quanto as normais. O amigo do meu genro precisou fazer cirurgia em um dos punhos após cair na ciclovia”, contou.
Além da velocidade excessiva, a falta de atenção e até fotografias em locais inadequados estão entre os motivos geradores de acidentes na ciclovia da Terceira Ponte.
“Tem pessoas que estão contemplando a paisagem enquanto pedalam, perdem o equilíbrio e vão para o chão. Já tivemos relatos de pessoas que pararam na descida da ciclovia para tirar fotos. E existe o mirante para isso”, afirmou.
O cicloativista também levanta uma observação: “A grande maioria que usa bike elétrica para se locomover para o trabalho não usava bicicleta convencional antes. São pessoas que não têm experiência com a bicicleta, e agora, de uma hora para outra, estao usando um veículo muito mais veloz”.
Especialistas destacam que o uso de equipamento de segurança, como capacete, pode contribuir para evitar lesões graves em caso de acidente.
“O uso do capacete é indispensável, pois uma queda simples pode deixar sequelas gravíssimas ou custar uma vida. Temos visto, com frequência, condutores sem nenhuma proteção, em alta velocidade e muitas vezes até com mais de uma pessoa na mesma bike”, explicou o médico intensivista e gestor clínico do Hospital São Lucas, Adenilton Rampinelli.
Fique por dentro
Acidentes em 2025
177 ocorrências envolvendo acidentes com bicicletas elétricas foram registradas em todo o Estado até o último dia 6 de novembro.
154 desses acidentes foram registrados na Grande Vitória: 72 aconteceram em Vila Velha, 42 em Vitória e 18 na Serra. Também houve acidentes em Piúma e Venda Nova.
Traumas mais comuns
- Fraturas nas extremidades (punhos, antebraços, ombros, joelhos e tornozelos).
- Fraturas expostas.
- Lesões na coluna vertebral.
- Trauma cranioencefálico.
Sequelas
- Rigidez muscular.
- Perda parcial ou completa de movimentos.
- Paraplegia e até tetraplegia.
Mudanças na fiscalização
Em 1º de janeiro de 2026, donos de ciclomotores precisarão emplacar e registrar os veículos elétricos ou a combustão interna.
Motos elétricas de duas ou três rodas de até 4kW, velocidade máxima de 50 km/h e distância entre eixos maior que 1,30 metro.
Motos de combustão interna com cilindrada máxima de até 50 cm e velocidade máxima de 50 km/h.
Fonte: Detran-ES, Contran e capitão Anthony Moraes Costa.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários