X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Pelo menos 25 mulheres denunciam cirurgião plástico por erro médico

Cirurgião está preso desde o dia 18, suspeito de manter uma paciente em cárcere privado em um hospital


Pelo menos 25 mulheres já procuraram a Delegacia de Atendimento à Mulher de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, para denunciar por erro médico o cirurgião plástico equatoriano Bolívar Guerrero Silva, 63. Ele está preso desde o dia 18, suspeito de manter uma paciente em cárcere privado em um hospital.

Responsável pela investigação, a delegada Fernanda Fernandes confirmou que as denúncias foram feitas por mulheres atendidas pelo cirurgião, porém não forneceu detalhes a respeito dos casos.

Pacientes que procuraram a delegacia afirmaram que ficaram deformadas e com sequelas após terem sido operadas por Silva.

Procurado, o advogado de defesa dele, Darlan Renato, não atendeu as ligações.

Nesta segunda, quando os casos já chegavam a 20, a defesa do médico disse que não poderia comentar os casos que chegaram à delegacia porque ainda não tinha tido acesso aos relatos.

A prisão do cirurgião ocorreu a partir do caso da paciente Daiana Chaves Cavalcanti, 36.

Depois de realizar uma abdominoplastia em março, ela retornou outras duas vezes ao Hospital Santa Branca, do qual Silva é sócio, ao sentir dores no período pós-operatório.

No início deste mês, voltou a ser internada no hospital e permaneceu contra a própria vontade, segundo a família, porque Silva não a liberava. Enquanto isso, feridas não cicatrizadas foram se agravando, a ponto de necrosar.

Cavalcanti foi resgatada pela polícia. Na última quinta (21), ela foi transferida para o Hospital Federal de Bonsucesso, zona norte do Rio, onde ainda permanece internada.

Silva foi preso em caráter provisório, por um prazo de cinco dias, que a Justiça prorrogou por mais cinco. A defesa entrou com pedido para que a prisão provisória não se converta em preventiva.

A defesa de Cavalcanti entrou na Justiça com um pedido de reparação por danos morais no valor de R$ 200 mil contra o Hospital Santa Branca e contra Silva.

A mulher passou por um procedimento cirúrgico no último sábado (23) para reparar os pontos na barriga que estavam em processo de necrose. Segundo o marido dela, a paciente está mais animada, conversa melhor e já sente fome, diferentemente da semana anterior.

A defesa do cirurgião diz que pretende entrar com uma representação judicial contra Cavalcanti. Darlan Renato afirma que não houve cárcere privado porque a paciente nunca foi impedida de sair, desde que assinasse um termo de responsabilidade.

Em nota, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) afirmou que ainda não concluiu a sindicância aberta para apurar os fatos e que o profissional já foi punido anteriormente pelo conselho com a suspensão do exercício profissional por 30 dias. Consta também, no nome do cirurgião, um processo ético.

O Hospital Santa Branca disse, em nota, que as alegações de Cavalcanti são "inverídicas", que "jamais houve qualquer tentativa de mantê-la em nosso estabelecimento contra a sua vontade" e que "a paciente teve prestado pelo hospital todos os cuidados devidos".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: