Pela primeira vez na história, Ufes conquista nota máxima no MEC
Segundo o Ministério da Educação, 14 das 69 universidades federais do Brasil são nota 5
Escute essa reportagem
A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) recebeu, pela primeira vez na história, a nota máxima (nota 5) na Avaliação para Recredenciamento Institucional do Ensino Presencial, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC).
O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (21). O recredenciamento analisa a qualidade de ensino das universidades federais a partir de 50 indicadores, divididos em cinco eixos temáticos: planejamento e avaliação institucional; desenvolvimento institucional; políticas acadêmicas; políticas de gestão; e infraestrutura.
Leia mais notícias de Cidades aqui
Esta avaliação ocorre a cada oito ou dez anos e havia sido adiada em função da pandemia de covid-19. Na sua última edição, em 2010, a Ufes conquistou a nota 4.
De acordo com o MEC, atualmente 14 das 69 universidades federais do Brasil são nota 5. Paulo Vargas, reitor da Ufes, afirmou que a conquista inclui a instituição capixaba em um grupo seleto no país.
"Este resultado precisa ser muito comemorado, pois reflete a grandiosidade da Ufes, a única universidade federal no Espírito Santo. A Ufes passa a integrar um seleto grupo de universidades federais que são nota 5”.
A análise que concedeu a nota máxima à Ufes faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que analisa também a qualidade dos cursos e o desempenho dos estudantes. Em nota, a Ufes afirmou que a visita institucional dos avaliadores à universidade ocorreu de forma virtual entre os dias 14 e 16 de junho.
Comentários