Peças a partir de R$ 5 em feira de artesanato em Vitória
Obras feitas em crochê, açaí, barro, entre outros materiais, podem ser encontradas na ArteSanto, até o dia 22, na Praça do Papa
Escute essa reportagem

Panelas de barro, colares de açaí e até dragões. Do tradicional ao inovador, há artesanato para todos os gostos na ArteSanto 2024, com preços a partir de R$ 5,00.
Considerado o maior evento de artesanato e economia criativa do Espírito Santo, a feira começou na sexta-feira (13) e segue até o próximo dia 22, na Praça do Papa, em Vitória. Com entrada gratuita, a programação ainda conta com espetáculos circenses, oficina de artesanato e shows.
Com o tema “Ícones do Artesanato”, a 12ª edição do evento tem mais de 500 expositores, divididos entre artesãos locais e de outros 11 estados. Para encantar o público, utilizaram de criatividade e dos mais variados materiais: madeira, cerâmica, bordados, sementes, argila, crochês, vidros, concha, renda de bilros e até açaí.
Helder Rodrigues, por exemplo, utiliza pigmentação de açaí para revestir embalagens, transforma caroços da fruta em sachês para perfumar guarda-roupas e folhas de cacau desidratadas em capas requintadas de blocos de nota.
O estande de Helder é dividido com dois colegas, Silvia Cristiane e Tiago Erlarrat , que também apresentam outras formas da cultura paraense para os capixabas: o boi de máscaras e joias feitas de sementes do Pará.
Além desses, há vários outros produtos em exposição, bonecas de palha de milho, roupas, colchas, produtos naturais e decoração para a casa.
Camila Monteiro levou um produto inusitado para a feira: esculturas de dragão. Exclusivas e pintadas à mão, cada uma das peças demora 15 dias para ficar pronta.
A organizadora do evento, Sônia Iamonde, tem altas expectativas para a feira deste ano. Além de um layout novo, com o conforto do público em foco, a feira traz como inovação a exposição “Mãos que contam histórias”, onde os visitantes poderão transitar por um espaço que narra, passo a passo, a história do artesanato.
“As expectativas são as melhores dos últimos anos. Muitas pessoas estão empolgadas nas mídias sociais. O público será acolhido com muito carinho, os artesãos estão ansiosos pelas vendas”, destaca.
SERVIÇO
ArteSanto
O quê: Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo. Nesta edição, o tema é “Ícones do Espírito Santo”.
Quando: Até o dia 22 deste mês.
Horários: De segunda a sexta-feira, das 17h às 22h. Sábado e domingo, das 14h às 22h.
Onde: Praça do Papa. Av. Nossa Senhora dos Navegantes, Enseada do Suá, Vitória.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários