Passo a passo para tirar carteira de motorista com novas regras
O candidato vai poder fazer a parte teórica pelo aplicativo e prática nas autoescolas. Custo para tirar carteira vai reduzir em até 80%
O novo aplicativo CNH do Brasil, que irá substituir a atual Carteira Digital de Trânsito (CDT), lançado ontem pelo governo federal, torna o processo de habilitação de motoristas menos burocrático e mais barato no Brasil, com a disponibilização de curso teórico de direção gratuito, por exemplo. A estimativa é que o custo de emissão da carteira, que chegava a R$ 5 mil, caia até 80%.
Para quem está sem saber ao certo como proceder, A Tribuna ouviu especialistas e montou um passo a passo para tirar a carteira de habilitação após criação das novas regras.
De acordo com o Ministério dos Transportes, o primeiro passo para conquistar a CNH é a abertura do processo, que pode ser feito pelo site do ministério, aplicativo CNH do Brasil (antigo Carteira Digital de Trânsito) ou através dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans).
A partir daí, o cidadão tem a liberdade de escolher como prefere se preparar: estudar o conteúdo teórico gratuitamente pela plataforma digital, frequentar uma autoescola tradicional ou contratar um instrutor autônomo credenciado pelo Detran.
Gabriel Couzi, presidente do Sindicato das Autoescolas do Espírito Santo, ressalta que outra possibilidade será mesclar ambas as modalidades. “Segundo o próprio governo federal, o candidato vai poder fazer a parte teórica pelo aplicativo e a parte prática nas autoescolas, se ele optar por assim fazer”.
Independentemente do caminho escolhido, todos os candidatos continuam obrigados a ser aprovados nos exames teórico e prático.
Proprietária da autoescola Marcela, Marcela Salgado diz que o centro de formação vai continuar contando com a estrutura de carros adaptados, com pedais, adesivos e a experiência dos instrutores.
“A autoescola é uma formação de comportamento para a educação no trânsito, prevenção de acidentes e construção de responsabilidades do aluno. Então vai muito além de simplesmente aprender as normas”, ressaltou.
Tempo
Sobre o tempo necessário mínimo para as aulas práticas, Josimar Amaral, especialista em Trânsito, vê a mudança com preocupação. “A minuta deveria ter sido tratada com um pouco mais de capacidade técnica”.
Diretor-geral do Detran-ES, Givaldo Vieira também se manifestou sobre a mudança. “Duas horas de aulas práticas é o mínimo e dificilmente vai tornar a pessoa capaz de passar em uma prova”, disse.
Fique por dentro
Abertura do processo
É o passo inicial para conquistar a CNH e poderá ser feita pelo site do Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).
A partir daí, o usuário tem a liberdade de escolher como prefere se preparar: estudar o conteúdo teórico gratuitamente pela plataforma digital, frequentar uma autoescola tradicional ou combinar as duas opções.
Aulas teóricas
O Ministério dos Transportes irá disponibilizar todo o conteúdo teórico on-line gratuitamente.
Quem preferir poderá estudar presencialmente em autoescolas ou instituições credenciadas.
Aulas práticas
A exigência de aulas práticas passará das atuais 20 horas-aula para duas horas.
O candidato poderá escolher entre fazer as aulas práticas em autoescolas tradicionais ou instrutores autônomos credenciados pelos Detrans.
Será permitido uso de carro próprio para as aulas práticas. Esse veículo passará por uma verificação dos Detrans sobre as condições mínimas de segurança e exigências para que possa circular.
Provas
O importante é que, independentemente do caminho escolhido, todos os candidatos continuam obrigados a realizar e ser aprovados nos exames teórico e prático, que avaliam se você realmente possui as habilidades necessárias para dirigir com segurança.
Outras etapas obrigatórias, como coleta biométrica e exame médico, devem ser feitas presencialmente.
Reteste gratuito
Se o candidato for reprovado na primeira prova, tem direito ao primeiro reteste sem custo adicional.
Instrutores
Os instrutores autônomos serão autorizados e fiscalizados pelos órgãos estaduais com critérios padronizados nacionalmente.
A identificação e o controle serão integrados à Carteira Digital de Trânsito.
Prazos
Não haverá mais limites para concluir o processo de habilitação. Até então, era de um ano. Essas regras passam a valer imediatamente.
Mudanças devem baratear a CNH
Com curso teórico gratuito, menos exigências nas práticas e mais alternativas de formação, o custo da primeira habilitação pode cair até 80%, segundo o Ministério dos Transportes
Bom condutor
Além da CNH do Brasil, o presidente Lula assinou a Medida Provisória do Bom Condutor, que permite a renovação gratuita e automática do documento para motoristas sem multas no último ano da carteira.
Cidadãos que não acumularem pontos na carteira terão a renovação da CNH feita automaticamente, sem necessidade de pagar novamente por exames e taxas.
Serão considerados bons motoristas aqueles que não tiveram infrações no ano anterior ao vencimento do documento.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários