X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Passeios para colher uvas direto do pé

Mais de 80 sítios entre Vargem Alta, Alfredo Chaves e Guarapari abriram as porteiras para visitação e colheita do fruto


 

Imagem ilustrativa da imagem Passeios para colher uvas direto do pé

Mais de 80 sítios entre Vargem Alta, Alfredo Chaves e Guarapari abriram as porteiras para visitação dos parreirais no começo deste mês. 

As parreiras ficam carregadas até, pelo menos, o final do mês de fevereiro, quando os visitantes podem colher uva direto do pé e comprar vários produtos caseiros. 

Um destes lugares é a Estância Poly Flora, localizada no distrito de Castelinho, a 24 km da sede de Vargem Alta. Lá, a uva cultivada sem o uso de agrotóxicos é vendida por R$ 7 o quilo no sistema colhe e paga. 

Como o próprio nome diz, esse método permite que o consumidor possa apanhar as frutas que vai comprar. Ele recebe uma cesta e uma tesoura e é permitido também degustá-las.  

É um verdadeiro passeio para a família, de acordo com o casal que arrendou a propriedade há um ano, Douglas Gasparetto e Marilene Davel Dariva, ambos com 35 anos. 

“Nosso diferencial é que não usamos defensivos químicos. Nossa pulverização é feita com produtos biológicos e naturais”.  

O casal revelou ainda que cultiva mais de cinco mil pés das uvas das espécies Isabel e Niágara em três hectares e que vende 15 toneladas da fruta durante a colheita. Para o futuro, eles pretendem produzir os derivados. 

Também em Vargem Alta, no Sítio Dus Grillo, os produtores rurais Luzinete Pasinato Riquieri, de 41 anos, e Ramon Gualandi Dias, 37, estão  confiantes na colheita. 

“Vendemos mais de 35 toneladas. É uma experiência legal porque os adultos relembravam coisas da infância, momentos que eles já tiveram. As crianças, por outro lado, têm a oportunidade de colher a ‘uvinha’ no pé”, disse Ramon. 

 Produzindo uvas já há mais tempo, o Sítio Verde, em São Bento de Urânia, distrito famoso em Alfredo Chaves por possuir grandes parreirais, segue uma tradição que já dura 40 anos. 

“A gente colhe a uva, produz geleias, vinho e recebe os visitantes que podem colher a uva no pé, escolhendo os frutos e pagando pelo que escolheu”, contou o aposentado Severino Busato, 70 anos.

 Já no Sítio Três Morros, a família do engenheiro florestal Guilherme Lacerda produz uvas há três anos. A atividade, que começou como uma fonte de renda extra, tem se profissionalizado. Segundo ele, o objetivo é profissionalizar a recepção e atrair  mais turistas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: