Parceria que atravessa o tempo
Jornaleiros e donos de bancas contam que os leitores têm muito carinho pelo jornal. Algumas edições chegam a ser disputadas

A história de A Tribuna, que completa 87 anos, também é a história dos jornaleiros e donos de bancas que, dia após dia, colocam o jornal nas mãos dos capixabas. A parceria, em muitos casos, atravessa o tempo e já dura décadas.
O proprietário da Banca da Sirlene, Atamir Bonela, revelou que vende A Tribuna desde a década de 90 e já viu diversos acontecimentos importantes noticiados no jornal.
“A banca existe desde a década de 90, mas há mais de 20 anos eu sou responsável por ela. Percebo que as pessoas até hoje têm um carinho especial pelo jornal. Muitas ainda têm o hábito de sentar no sofá para ler o jornal pela manhã para ficarem bem informadas”.
Ele revelou que algumas edições do jornal chegam a ter concorrência para conseguir comprar, como aquelas que mostram os resultados das eleições.
“Tem ano que chegam 300 a 400 jornais nesse dia. É algo absurdo, pois as pessoas gostam de olhar as listas”, ressaltou.
Leitor assíduo, ele também revela que é fã da editoria de Esportes do jornal e sempre começa a ler de trás para frente. “Quem chega na banca bem cedo, pela manhã, vai sempre me encontrar lendo o jornal, começando do fim para o começo”.

A longa parceria com A Tribuna também é a de José Luiz Torezani, 66, dono da Banca do Alemão, em Vila Velha.
São mais de 50 anos de história com o jornal, que começou com a venda ainda nas ruas. Depois ele passou a funcionário de uma banca, até assumir o negócio, há 35 anos.
Ele revelou que a banca foi o sustento de sua vida durante todos os anos, conseguindo formar com a renda as duas filhas. Na sua trajetória, o jornal A Tribuna sempre esteve presente.
Hoje, Torezani ainda tem seus clientes fiéis, que todos os dias precisa reservar um exemplar do jornal. “Alguns fazem questão de pegar os jornais diariamente”.
Leitura diária
Impresso e digital
Além dos leitores que optam por ler o jornal impresso diariamente, há quem opte pela versão digital. A servidora pública Gabriela Siqueira de Souza, 50, é assinante do formato digital de A Tribuna desde 2023.

Ela conta que lê o jornal todos os dias, principalmente editorias de Economia e Política. “Costumo ler pela manhã, fortalecendo o hábito da leitura, ampliando o conhecimento e o senso crítico”.
Sua mãe, conta ela, prefere o impresso e já chegou a ser sorteada em uma promoção de A Tribuna.
Comentários