X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Papagaio grita "socorro" em árvore e mobiliza Bombeiros em Jardim da Penha


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Papagaio grita "socorro" em árvore e mobiliza Bombeiros em Jardim da Penha
|  Foto: Jenny Bringhenti

Um papagaio adulto, que está vivendo sobre as copas de árvores no bairro Jardim da Penha, Vitória, mobilizou vários moradores, na manhã desta quarta-feira (21). O animal repetia a palavra "socorro", o que comoveu quem estava próximo ao local.

Por conta dos gritos da ave, pessoas acionaram o Serviço de Resgate de Animais Silvestres, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), que montou uma operação de resgate em parceria com o Corpo de Bombeiros Militares. As informações foram divulgadas pela Prefeitura de Vitória. 

As equipes foram ao local e um bombeiro chegou a ser içado por um caminhão com cesto aéreo, possibilitando que o militar chegasse bem perto do animal, que, apesar dos esforços, fugiu. "Cancelamos a operação de resgate para não estressar o bicho", explicou o biólogo Saulo Ramos.

Moradora de um prédio, que fica em frente à arvore onde estava o bicho, Jenny Bringhenti conseguiu flagrar o momento em que ele fugiu do bombeiro que tentava resgatá-lo. Na parte de baixo do vídeo, é possível ver várias pessoas assistindo à tentativa de capturar o papagaio. A maioria fica decepcionada quando ele foge.

Segundo Saulo, a operação só foi realizada em resposta aos muitos chamados recebidos pelos moradores. "Nem todo animal silvestre precisa ser recolhido. Vitória é uma cidade que possui muitas áreas verdes, e é comum encontrarmos animais silvestres no espaço urbano. O recolhimento só é recomendado se o bicho apresenta risco para a população ou se está ferido ou precisando de cuidados", diz.

No caso do papagaio "foragido", foi constatado que ele está boas condições de saúde e não apresenta risco para ninguém. "É um animal que convive bem com os humanos. Provavelmente, ele vai voltar para o antigo dono ou vai adotar uma nova casa, onde encontrar comida", diz o biólogo.

Saulo e os bombeiros afirmaram também que o papagaio não apresentava anilha - um anel preso à garra que caracteriza o animal silvestre comprado legalmente em instituição credenciada pelo Ibama.

O especialista lembra que, no Brasil, o tráfico e o comércio de animais silvestres sem autorização são ilegais e amparados pela lei nº 9.605 (de Crimes Ambientais). A pena é detenção de seis meses a um ano, além de multa.

Serviço de Recolhimento de Animais Silvestres

Para quem encontrar um animal silvestre fora do seu habitat natural, a Semmam orienta ligar imediatamente para o serviço, seguir as orientações e aguardar o profissional fazer o recolhimento.

O animal será avaliado e poderá ser reintroduzido diretamente à natureza, em um dos parques naturais de Vitória, ou levado ao Ipran, em Cariacica, ou para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Barcelona, na Serra.

O atendimento é feito pelo telefone (27) 99724-2788 ou pelo 156.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: