X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Panela de barro gigante para fazer moqueca de 1,5 tonelada

O utensílio está sendo preparado em Goiabeiras para tentar quebrar o recorde, que atualmente é de 1,4 metro de diâmetro


Imagem ilustrativa da imagem Panela de barro gigante para fazer moqueca de 1,5 tonelada
O artesão Flávio Fernandes Santos disse que a fabricação da panela vai até o próximo dia 16 |  Foto: Heytor Gonçalves/AT

Buscando quebrar o recorde de maior panela de barro funcional do mundo, que possui 1,42 metro de diâmetro e já pertence ao Espírito Santo, o artesão Flávio Fernandes Santos e sua equipe se desafiaram a ir além.

Desta vez, com uma panela de barro com 1,50 metro de diâmetro, que já está sendo confeccionada em Goiabeiras para produzir 1,5 tonelada de moqueca.

Leia mais sobre Cidades

“Nós já começamos a preparar a panela. Já fizemos alguns testes e elas encolheram demais. Uma delas nós abrimos com 1,60 metro de diâmetro, mas ela já encolheu uns 16 centímetros e deve encolher mais ainda”, conta Flávio.

Ele fala que a fabricação seguirá até o dia 16. “Vamos fabricar mais uma duas até domingo (12), com cerca de 1,80 metro de diâmetro, para testar e ver o que acontece. O resultado é bem relativo e varia de acordo com o a temperatura do ambiente”.

A façanha será registrada no Guinness World Records, o Livro dos Recordes. Mas para isso é preciso verificar a funcionalidade da panela fabricada.

Por isso, uma autêntica moqueca capixaba, também gigantesca, será preparada pelo chef Roberto Malacarne em um evento filantrópico que acontece no dia 16 de dezembro, no Clube Álvares Cabral.

O chef Roberto, de 46 anos, vai preparar a moqueca que será feita dentro da panela de barro de 1,50 metro de diâmetro. Tudo isso acontecerá durante o evento é “A Maior Panela de Barro do Mundo – Edição Vitória”.

“Além da moqueca que será preparada dentro da panela de barro, vamos preparar ainda o prato dentro de outras panelas. Ao todo serão cerca de 1,5 tonelada de moqueca preparada para servir o público do evento”.

Ele conta que dentro da panela de barro serão cerca de 500 quilos de moqueca. “Na última que eu fiz, dentro da panela de barro de 1,42 metro de diâmetro, foram cerca de 400 quilos de moqueca. Na ocasião eu usei cerca de 100 quilos de peixe, além dos tomates e os outros ingredientes”, lembra.

Congo

Outra atração do evento será a tradicional banda de congo Konshaça, do município da Serra, que se apresentará durante o anúncio da quebra do recorde.

Por questões de segurança e logística, o evento será exclusivo para apoiadores, patrocinadores e parceiros atuantes na quebra do recorde da maior panela de barro funcional do mundo, além de convidados especiais, e tem o objetivo de arrecadar fundos para diversos projetos sociais.


Saiba mais

Quebra do recorde da maior panela de barro funcional do mundo

Quando: Dia 16 de dezembro, 14h.

Onde: Clube Álvares Cabral, Vitória.

Por questões de segurança e logística, o evento será exclusivo para apoiadores, patrocinadores e parceiros atuantes na quebra do recorde maior panela de barro funcional do mundo, além de convidados especiais.

O evento tem o objetivo de arrecadar fundos para diversos projetos sociais.

Recorde

O Espírito Santo detém o recorde da maior panela de barro funcional do mundo, que possui 1,42 metro de diâmetro.

Ela foi registrada no Guinness World Records, o Livro dos Recordes, e o recordista foi o artesão Flávio Fernandes Santos, membro da Associação das Paneleiras de Goiabeiras, em 2019.

Dessa vez, ele quer se superar e bater o próprio recorde com uma panela de barro funcional de 1,50 metro de diâmetro.

Para testar a funcionalidade, será feita dentro da panela uma moqueca igualmente gigante, com cerca de 500 quilos.

Atrações

Além da iguaria capixaba, o evento conta ainda com atrações culturais, musicais e gastronômicas.

Uma dessas atrações culturais será a tradicional banda de congo Konshaça, do município da Serra, que se apresentará durante o anúncio da quebra do recorde.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: