Paixão à 1ª vista entre famílias e pets em feira de adoção
Moradores de Vitória podem encontrar um novo amor ao adotar cães e gatos; feiras são realizadas uma vez por mês na capital
Escute essa reportagem
A carinha de Luis Henrique, de 3 anos, entregava a felicidade que o garoto sentia ao segurar o seu primeiro cãozinho. Acompanhado da mãe, a dona de casa Andressa Barrone, 26, e do pai, o motorista de aplicativo Wesley Francisco, 25, ele deu um lar ao filhote de apenas 48 dias.
“Meu filho pedia um pet desde o ano passado e, agora, que ele completou 3 anos, decidimos dar um cachorro de presente. Ele está muito feliz!”, conclui a dona de casa.
Leia mais notícias de Cidades aqui
A paixão à primeira vista entre Luis e o novo membro da família aconteceu na manhã do último sábado (17), durante o primeiro evento de adoção de animais em ambiente de praia. A feira, que rolou na Praia da Guarderia, na capital, é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Fumaral.
“A região, que vem recebendo uma série de políticas públicas para reduzir a emissão de esgoto e recuperar a restinga, agora recebe um evento de adoção de animais. É uma oportunidade para quem estiver por aqui tomando banho de mar ou fazendo uma atividade física, sair com um novo ente para sua família”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.
Todos os gatos e cachorros disponíveis para adoção foram acolhidos pelo Programa Pata Vix, da Prefeitura de Vitória, e foram tratados, vermifugados e vacinados.
Os bichinhos adultos já foram castrados pelo Programa Vitória da Castração Animal e os filhotes, que ainda não têm idade para a cirurgia, possuem a garantia da realização do procedimento.
“As políticas públicas dão fomento a retirar o animal de uma situação de abandono e colocá-lo dentro de um lar. Com isso, vamos revertendo essa ainda dura realidade de bichos abandonados ou sofrendo maus-tratos nas ruas”, conta Föeger.
As feiras são realizadas, pelo menos, uma vez ao mês e em diferentes bairros. Em 2022, foram registradas 175 adoções. Este ano, já foram 30.
Para uma adoção responsável, é necessário ser maior de 18 anos e o interessado deve levar cópia da carteira de identidade, do CPF e de um comprovante de residência.
O secretário ainda faz um apelo. “Quem adotou ou resgatou um bicho e não está conseguindo cuidar dele, entre em contato com a gerência de Bem-estar Animal, que a gente vai te ajudar e orientar”.
COMEMORAÇÃO
Primeira adoção do dia!
A primeira adoção do dia foi comemorada com muitos aplausos. A policial militar Michelly Fernandes, 40, e sua mãe, a aposentada Mariza Fernandes, 66, deram um lar para uma cachorrinha que provavelmente receberá o nome de Radija.
“Sempre tivemos cachorro. A última, chamada Princesa, morreu no início do ano e sentimos muita falta. Como saio para trabalhar, minha mãe ficava sem companhia. Agora, vamos levá-la para casa e cuidar até ficar velhinha”, afirma Michelly.
Comentários