Pais antecipam compras de material escolar
A procura pelos produtos começou desde novembro em alguns locais. Medo do aumento dos preços é um dos motivos
Escute essa reportagem
Nada de deixar para depois! As aulas retornam só em fevereiro, mas há pais que já estão comprando o material escolar dos filhos na Grande Vitória.
Na Papelaria Rainha, por exemplo, o movimento tem sido alto. Segundo a sócia-proprietária do estabelecimento, Natieli Giorisatto de Angelo, a procura pelos produtos começa desde novembro.
“Os nossos clientes já têm esse hábito de vir um pouco antes, e também realizamos ações especiais para esse fim: encapamos cadernos gratuitamente, que é algo que fazemos há anos. Desta vez será até 13 de janeiro. Isso faz as pessoas anteciparem as compras”, contou. A loja fica em Vila Velha.
Na Esfera Papelaria, com duas unidades em Vitória, a visita dos pais está com tudo. “Muitas crianças e adolescentes escolhem material escolar como presente de Natal, então a demanda aumenta significativamente nesta época. Já começamos a atender muitas listas também”, disse Naiara de Nadai, gerente de marketing.
Para Natieli, a procura antecipada é positiva porque os clientes acabam encontrando uma loja mais tranquila e têm mais opções para escolher. “No final de janeiro às vezes podem não encontrar aquilo que tinham em mente porque já esgotou”.
Em relação às novidades, ela contou que sua papelaria está vendendo o lápis de cor infinito, que não precisa de apontador e dura 10 vezes mais que o lápis normal. Um pacote com 24 cores custa R$ 33,95. Outro produto é a tinta guache em formato de bastão. Uma caixa com seis unidades vale R$ 29,95.
Sobre o que estará em alta, ela citou vários produtos, como materiais com estampa do Stitch (personagem da Disney) e aqueles de marcas fortes, como Kipling e Farm.
Na papelaria Gecore, em Vitória, o que tem muita procura é o caderno inteligente, comentou a gerente Cleide Gomes da Cruz.
Já na Papelaria Castorino, com lojas em Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica, os produtos fofos, chamados de “kawaii”, fazem o maior sucesso. “O forte da nossa loja são produtos diferenciados e fofos! Temos em geral tudo de papelaria fofa. Marca-textos, cadernos, borrachas, apontadores e canetas”, afirmou Yasmin Sant’Ana, diretora de marketing.
Preços
Sidnei Bergamaschi, presidente-executivo da Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE), comentou sobre a estimativa do aumento de preço para o material escolar de 2024.
“Estimamos que o reajuste de preços ao consumidor nas listas de material escolar próximo à volta às aulas 2024 fique entre 7% e 9%. Os principais componentes que impactaram os preços foram os aumentos de custos de papel, de embalagens e de alguns produtos importados”, explicou.
Costume anual
Nada de enfrentar loja cheia em janeiro. A servidora pública Mariana Ronconi, 41 anos, já levou sua filha Liz Corbelari, de 8 anos, para a compra do material escolar.
De acordo com ela, todos os anos tem essa prática de fazer a compra antecipada.
“Conseguimos achar preços melhores, a papelaria mais tranquila para circular e conseguimos ter acesso a mais opções. Também já trouxe meu outro filho, o Matheus. Está tudo comprado”, disse.
Tranquilidade para comprar
A biomédica esteta Luciana Fagundes, 42, e o empresário Flávio Frederico Fagundes, 48, levaram suas filhas Caroline, de 7 anos, e Ana Luiza, de 14, para a compra antecipada do material escolar na Papelaria Rainha.
“Ana está em dúvida do que levar. Tem muitas opções para todas as idades. E a vinda em dezembro é porque a loja fica mais tranquila e também por questão de valor, não sabemos se vai mudar em 2024”, comentou a mãe.
Opções que vão bombar em 2024
Novidade colorida
O lápis de cor infinito é um superlançamento para 2024 e pode ser encontrado em várias papelarias. Ele dura 10 vezes mais que o lápis de cor normal e não precisa apontar. Ideal para quem quer praticidade.
Volta às aulas com estilo
Mochilas da Rebecca Bonbon prometem ser as escolhidas de muitas crianças e adolescentes na volta às aulas. Elas estão disponíveis em diversas cores. Além de mochila de costas, há a versão de rodinha.
Facilidade ao pintar
Novidade no mundo dos materiais escolares, a tinta guache em formato de bastão está disponível para compra. Por meio dela, a criança consegue desenvolver atividades de pintura de uma maneira mais facilitada.
Cadernos fofos
Materiais escolares no estilo “kawaii”, ou seja, fofos, fazem o maior sucesso. Eles estão disponíveis em várias opções: marca-textos, cadernos, borrachas, apontadores e canetas.
Personalizando do seu jeitinho
Queridinho dos estudantes no ano passado, o caderno inteligente seguirá bombando em 2024. Nele, é possível adicionar e remover uma página de acordo com a necessidade. Ele se adapta à rotina das pessoas.
Comentários