Pagamento de IPVA, multa e licenciamento agora pode ser feito pelo Pix no ES
Nova forma de pagamento dos débitos começa a valer nesta quarta-feira (17)
Escute essa reportagem
Os condutores de veículos do Espírito Santo já podem pagar multas, licenciamento e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pelo Pix. A novidade foi anunciada pelo governador do Estado, Renato Casagrande, e começou a valer nesta quarta-feira (17).
O chefe do Executivo fez o anúncio pela rede social, na noite de terça-feira (16) e destacou que o pagamento instantâneo desses serviços junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) vai evitar a apreensão de veículos, em caso de débito do condutor.
Leia mais notícias de Cidades aqui
Casagrande ressaltou que agora ficou mais fácil e rápido resolver pendências com o Detran-ES. "Quando abordado por agentes de trânsito, você pode quitar sua dívida na hora, evitando apreensões", escreveu o governador.
O departamento reforça que o pagamento via Pix tem o objetivo agilizar o andamento dos processos de veículos e a emissão do documento do Licenciamento.
"A novidade vai possibilitar que o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e) esteja disponível em até cinco minutos para a emissão no site do órgão (www.detran.es.gov.br) e no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), se não houver qualquer impedimento", informa o Detran-ES.
Em 2023, o departamento informa que cerca de 60% dos veículos apreendidos, durante as fiscalizações, que foram recolhidos para pátios estavam com o Licenciamento vencido.
Veja como emitir o boleto
- Acesse o site oficial do Detran|ES, detran.es.gov.br
- Entre no serviço ‘Consulta de Veículos’ ou nos ícones de emissão de boleto disponíveis na área de ‘Veículos’;
- Informe a placa e o Renavam do veículo;
- Selecione os débitos que deseja pagar;
- O DUA virá com as opções de pagamento via Pix e código de barras, e possibilidade de gerar o PDF do boleto;
- Para pagar via Pix, utilize o aplicativo de seu banco ou instituição de pagamento para ler o QR Code ou clique em “Copiar” para utilizar a funcionalidade “Pix Copia e Cola”;
- Para pagar com o código de barras, faça a leitura do código de barras ou clique em “Copiar” para fazer o pagamento com o código numérico nas agências bancárias indicadas no DUA e lotéricas, exclusivamente nos canais de recebimento por eles disponibilizados;
- Em seu aplicativo financeiro, assegure-se de que o pagamento está direcionado ao 'Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo – Bco Banestes S.A.’;
- Após o pagamento, será exibida a mensagem de confirmação.
O Detran-ES explica que, em caso de pagamento via Pix, a compensação é imediata. Já, em caso de pagamento por código de barra, a compensação continua sendo realizada no horário bancário e o prazo pode chegar a 48 horas.
O departamento ainda alerta os condutores que não envia boleto de cobrança por e-mail, mensagem de texto, WhatsApp ou para o endereço do proprietário do veículo. O cidadão é responsável por acessar o site e emitir o próprio boleto.
Os calendário de pagamento de Licenciamento e IPVA do exercício 2024 já estão disponíveis. Confira aqui.
Comentários