Pães criativos se tornam a receita para driblar a concorrência
Escute essa reportagem
O Dia do Panificador ou do Padeiro, comemorado nesta quarta-feira (08), foi criado para homenagear os profissionais responsáveis por produzir um alimento milenar e que acabou se tornando o queridinho do povo brasileiro: o pão.
Com a Covid-19, pequenas ações que as pessoas praticavam em sua rotina, como a de levantar cedo e ir até a padaria, agora estão sendo bem limitadas.
Com isto, para driblar a concorrência e atrair clientes, padeiros e panificadores estão lançando técnicas de produção e venda, com sabores diferentes para os pães.
Entre os sabores mais inusitados já criados, estão o de abóbora com alecrim e mel, o de azeitona com raspa de limão, e o pão rústico de figo com nozes, ambos desenvolvidos pela chef Patrícia Santos Neves, do bistrô e padaria artesanal Empório Joaquim, na Praia do Canto.
Ela destaca que a produção dessas novidades é também uma maneira de fomentar um novo tipo de consumo.
“O mais legal é que os clientes que experimentam essas novidades voltam todos os dias, procurando por mais. Acabam se tornando clientes fiéis e sentem vontade de voltar por saberem que sempre terão produtos novos”.
Pães 100% integral, com e sem castanha, e minipães, além dos adocicados bomboloni, com recheio de doce de leite e cinnamon rolls (rolinhos de canela), também despertam a atenção dos clientes.
A chef explica que pães de fermentação natural acabam se sobressaindo pelo fato de que são feitos com matéria-prima capazes de atuarem como um perfeito conservante natural.
“É uma maneira de fazer pão praticada desde 4 mil anos a.C. Hoje, não somente por conta da Covid-19, muitos profissionais buscam aprender, por se tratar de uma gastronomia mais nobre”.
Diretor da rede Monte Líbano, Flávio Mendes conta que em um cardápio com mais de 20 opções de sabores, foi criada uma linha chamada “Pães da Terra”, feita com alimentos extraídos da terra, como aipim, banana da terra e batata inglesa.
“São pães com fermentação natural e que acabam sendo benéficos para o organismo devido ao alimento que colocamos”.
Vitamina D no pãozinho francês ainda neste mês
Um novo pão francês, com mais benefícios à saúde das pessoas, será comercializado em, pelo menos, 50 panificadoras do Estado, a partir da próxima quinzena. É o chamado “pão com vitamina D”.
Segundo o Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Espírito Santo (Sindipães), o alimento será feito com fermentação natural, sem adição de conservantes.
“Ele será enriquecido com vitamina D e contará com adição da ‘massa madre’, que é um tipo de massa que dá mais sabor, mais aroma e faz o alimento se tornar mais digestivo, diminuindo o índice glicêmico”, informou o presidente do Sindipães, Ricardo Augusto Pinto.
Ricardo explica que a ideia faz parte de um projeto-piloto, feito por associações de panificadores de todo o País, após descobrirem, por meio de estudos, que 28% da população brasileira tem carência da vitamina no organismo.
“A partir de 20%, já se fala que é um caso de saúde pública, estamos com uma luz vermelha. São poucos os alimentos que têm fonte de vitamina D. Por esse motivo, pensamos em inseri-la no pão”.
Sobre o preço do pão, o diretor disse que cada padaria irá adotar um valor específico.
Comentários