X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Pacientes sem remédio por não “decifrarem” prescrição médica


Entender a letra de um médico tem tornado cada vez mais difícil a vida de pacientes em tratamento para várias doenças no Estado. Eles reclamam dos perigos e do atraso para adquirir medicamentos.

Imagem ilustrativa da imagem Pacientes sem remédio por não “decifrarem” prescrição médica
Beneficiário de um plano de saúde associado à empresa em que trabalha, um motorista de 65 anos, denuncia que recebe receitas ilegíveis com frequência. |  Foto: Leone Iglesias/at

Pacientes contam que, em alguns casos, nem mesmo os farmacêuticos conseguem “decifrar” qual é o remédio prescrito e, por isso, se recusam a fazer a venda.

Conselheiro do Conselho Regional de Farmácia do Espírito Santo (CRF-ES), Marcos Fonseca diz que essa é uma orientação feita para toda a categoria, devido aos perigos que a prática traz.

Isso porque, caso algum medicamento seja trocado ou receitado com uma dosagem diferente daquela prescrita, o indivíduo pode ter intoxicação ou até morrer, conforme afirma Fonseca.

“Nós nos baseamos em uma lei federal, de 1973, que regulamenta que não podemos aceitar uma prescrição ilegível, para resguardar a vida do paciente”, explica.

Nos Estados Unidos, uma pesquisa do Instituto de Medicina da Academia Nacional de Ciências já tinha alertado sobre o tema. Em 2011, um levantamento indicou que a caligrafia ilegível contribui, a cada ano, para a morte de 7 mil pessoas.

De acordo com o presidente da Associação de Médicos do Espírito Santo (Ames), Leonardo Lessa, a principal solução para o problema está na digitalização das receitas, embora ainda seja uma realidade distante para algumas unidades de saúde.

“A receita virtual elimina esse risco, além de facilitar tanto a vida dos pacientes quanto a do profissional, sendo possível acessá-la pela internet ou no formato impresso. É um investimento que deveria ser feito em todo o País”, defende.

Se o paciente não conseguir fazer a leitura, Lessa orienta que ele procure o profissional mais uma vez, para pedir esclarecimentos.

“Em caso de dúvidas ou problemas na prescrição do médico, a pessoa deve solicitar uma nova e, até mesmo, pedir explicações, dependendo do tamanho do erro”, sugere.

Mas, diante de um dano à saúde, é possível denunciar o responsável aos órgãos competentes. “Se ficar comprovado, o médico poderá ser responsabilizado judicialmente”, frisou o representante do Espírito Santo no Conselho Federal de Medicina, Carlos Magno Dalapicola.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: