X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

O que se sabe sobre explosão na ArcelorMittal

De acordo com empresa, houve um blackout (falta de energia) na Usina, que afetou sua Central Termelétrica


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem O que se sabe sobre explosão na ArcelorMittal
Explosão assusta moradores na Grande Vitória |  Foto: Colaboração do Leitor

Uma explosão assustou moradores da Grande Vitória na tarde deste domingo (17). O barulho pôde ser ouvido a quilômetros de distância, com relatos, inclusive, de moradores de Vila Velha.

Em publicações nas redes sociais, com vídeos e fotos que mostram a fumaça saindo do Complexo Portuário de Tubarão, não faltaram comentários de moradores assustados: “Eu achei que tinha sido trovão, estava trancada no quarto, achei q ia dar um temporal”, “Rapaz, aqui em Jardim Camburi os prédios tremeram muito”, “Barulho muito alta em Praia de Gaivotas, pelo que estou vendo vários lugares se ouviu. Tomara que não tenha machucado ninguém”.

O que causou a explosão?

Em nota, a ArcelorMittal afirmou que houve uma falta de energia (blackout), causada pela queda de um cabo para-raios sobre a rede de alta tensão, que afetou sua Central Termelétrica e provocou a explosão, por volta das 15 horas.

Sem feridos

Apesar do barulho intenso, a empresa informou que não houve vítimas e que as atividades estão sendo retomadas com segurança.

Vídeos mostram chamas em instalações da empresa

Ainda de acordo com a empresa, os vídeos que estão sendo divulgados nas redes socias mostrando instalações da Arcelor em chamas, na verdade, se trata de um sistema de segurança chamado bleeder, que são dispositivos que realizam a queima controlada dos gases em caso de falha no sistema.

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros também divulgou nota sobre o caso afirmando que foi acionado para ocorrência na área da empresa ArcelorMittal. Recursos foram enviados ao local, entretanto, não houve atuação dos militares, pois a empresa informou que a situação foi controlada pelas equipes próprias.

CONFIRA A NOTA DA ARCELORMITTAL NA ÍNTEGRA

A ArcelorMittal, unidade Tubarão, informou que o evento de ontem, dia 17, na usina, foi causado por um blackout que afetou sua Central Termelétrica. A queda de energia foi causada pela queda de um cabo para-raio sobre a rede de alta tensão.

O incidente gerou um barulho intenso, mas não resultou em vítimas ou danos ao meio ambiente, ocorrendo apenas interrupções operacionais, e as atividades estão sendo retomadas com segurança.

A empresa destaca que, imediatamente após o ocorrido, todas as autoridades pertinentes foram notificadas, incluindo a visita feita pelo IEMA para realizar a inspeção.

Vale ressaltar que as imagens divulgadas nas mídias sociais, mostrando chamas em um dos processos, referem-se ao sistema de segurança denominado "bleeder," um dispositivo projetado para realizar a queima controlada dos gases em caso de falha no sistema.

A ArcelorMittal reafirma que todas as medidas foram implementadas com foco na segurança das pessoas, na preservação do meio ambiente e na estabilidade dos processos. As causas do incidente estão sendo investigadas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da ArcelorMittal, unidade Tubarão

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: