Novos serviços de bicicletas compartilhadas em Vitória
Mais estações serão implantadas na capital e o governo do Estado planeja um sistema integrado ao Transcol para a Grande Vitória
Escute essa reportagem
Queridinha de quem vai trabalhar, passear ou praticar atividade física, as bicicletas são fundamentais para a mobilidade urbana. Para atender a demanda, novos serviços de bike compartilhadas serão oferecidos na Grande Vitória.
Na capital, os usuários do Bike Vitória terão, pelo menos, mais quatro novas estações de bicicletas até abril deste ano, como anunciou o prefeito Lorenzo Pazolini.
Elas ficarão na Praça de Itararé; Praça Sagrada Família, em Jardim Camburi; Praça Regina Frigeri Furno, em Jardim da Penha; e avenida Nossa Senhora da Penha com rua Vitalino dos Santos Valadares, em Santa Luiza.
Pazolini contou ainda que todas as 250 bicicletas serão renovadas e vão ganhar dispositivo de segurança luminoso traseiro.
“As 34 estações do Bike Vitória foram renovadas, sendo 31 delas para uso adulto e três de uso infantil. Somando com as quatro novas, Vitória contará com 38 espaços para retirar as bikes”.
Na capital há cerca de 4 mil usuários cadastrados, com 1,5 milhão de viagens feitas por adultos e 25.500, por crianças, no ano passado.
“Quem ganha também é o meio ambiente, já que cerca de 600 toneladas de carbono deixaram de ser emitidas na cidade graças aos usuários que optaram por este meio de locomoção”, disse o prefeito.
De acordo com o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, o governo do Estado tem como proposta a implementação de um sistema metropolitano de bicicletas, semelhante ao Bike Vitória e ao Bike VV (Vila Velha).
“Estamos conversando com as prefeituras e queremos que as pessoas possam atravessar de uma cidade para outra de bicicleta, tanto via ciclovias quanto pela ponte e também pelo aquaviário”.
A iniciativa será analisada durante o ano e se o Cartão GV seria utilizado pelos usuários para fazer essa travessia. “A ideia é que esse sistema seja atrelado ao Transcol. As pessoas costumam pegar o Transcol nos trechos mais carregados, daí a última perna da viagem pode ser feita de bicicleta”.
Obra na Rio Branco será entregue até o fim do mês
Depois de muita polêmica e até questionamentos na Justiça sobre a obra, a ciclovia da avenida Rio Branco, na Praia do Canto, em Vitória, será concluída e inaugurada até o final deste mês.
A inauguração foi antecipada em um mês e terá até pedalaço, segundo o secretário de Obras de Vitória, Gustavo Perin.
As obras no trecho de um quilômetro entre a Ponte Ayrton Senna e a Reta da Penha começaram em julho do ano passado.
O secretário explicou que pequenos ajustes estão sendo feitos para que o trecho seja liberado, a exemplo da sinalização viária e ajustes nos semáforos para ciclistas e pedestres.
“Estamos alargando a agulha para implantação da ciclovia, com a manutenção das três faixas no sentido avenida Rio Branco/Santa Lúcia, bem como as duas faixas no sentido contrário (Rio Branco/Praia do Canto)”.
O presidente da Associação Comercial da Praia do Canto, Cesar Saade Junior, comemora a entrega do que classifica como um importante modal que funciona no mundo inteiro. “O projeto contempla 100% o pleito de moradores e comerciantes”.
Mais 60 quilômetros de ciclovias
A Grande Vitória conta com mais de 200 km de ciclovia e a expectativa é aumentar esse percurso em mais 60 km.
Em Vitória, são 70 km de malha cicloviária, com ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e calçadas compartilhadas. A previsão é incluir mais 15 km de novas ciclovias e melhorar as existentes, formando um anel cicloviário até o fim do ano que vem, segundo o secretário de Obras de Vitória, Gustavo Perin.
Em Vila Velha, a ideia é ampliar em 30 km a malha, com previsão de entrega até 2024. As faixas já existentes para o trânsito de ciclistas também receberão melhorias.
O governo do Estado tem projeto para transformar a avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha, garantindo ciclovia e corredor de transporte público, além das obras da nova galeria de águas pluviais, que já estão em andamento.
Em Cariacica, entre as obras em andamento, estão as ciclovias da Orla, a da avenida Bernardo Simmer, no bairro Formate, e da avenida do Congo, em Nova Campo Grande. Ao todo, são 5 km de trechos. O município tem trabalhado com foco na conexão entre as vias do município, segundo o secretário de Obras, Weverton Moraes.
Na Serra, são cerca de 11 km de ciclovias para entregar até outubro. Entre elas, estão a ligação do Terminal de Jacaraípe ao bairro Serra Dourada, com 7,2 km, e a ciclovia da rotatória do Hospital Dório Silva, em Laranjeiras, com quase 4 km, segundo o secretário de Obras, Halpher Luiggi.
O QUE VEM POR AÍ
Ações previstas na Região Metropolitana
Governo do Estado
Existe uma proposta de implantação de um sistema de bicicletas compartilhadas em todos os municípios da Grande Vitória, que seria atrelado ao Transcol por meio do Cartão GV.
Vitória
Os usuários do Bike Vitória terão, pelo menos, mais quatro novas estações de bicicletas até abril deste ano: Praça de Itararé; Praça Sagrada Família, em Jardim Camburi; Praça Regina Frigeri Furno, em Jardim da Penha; e avenida Nossa Senhora da Penha com Rua Vitalino dos Santos Valadares, em Santa Luiza.
Além disso, todas as 250 bikes serão renovadas e vão ganhar dispositivo de segurança luminoso traseiro.
Serra
Possui um projeto para implantação de bicicletas compartilhadas, no entanto, diante do anúncio do projeto do governo do Estado, vai dialogar com o poder público estadual para que a melhor solução seja encontrada no município.
O projeto da Serra consiste em ofertar 250 veículos desse tipo que serão disponibilizados em 25 locais diferentes. O cidadão vai usar o serviço por meio de um aplicativo.
As bicicletas estarão dispostas nas regiões de Bairro de Fátima, Laranjeiras e no litoral. A disposição das estações foi feita com base em estudos sobre o uso do transporte no município.
Haverá estações nos terminais de ônibus para que o cidadão possa ir dos bairros para o local onde tem de pegar o transporte público.
Vila Velha
Ainda neste mês, dia 23 de janeiro, a empresa contratada pela prefeitura encerra a oferta do serviço de bicicleta compartilhada. Nova licitação está em andamento para que outra empresa seja contratada.
O município precisa ampliar o número de estações e a empresa, após cumprimento de contrato, não teve interesse em continuar. A previsão é de que no primeiro semestre a cidade volte a ofertar o serviço, com a inclusão de bicicletas infantis e bicicletas adaptadas.
Fonte: Governo do Estado e prefeituras da Grande Vitória.
Comentários