X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Novos quiosques em Itaparica só em agosto


Imagem ilustrativa da imagem Novos quiosques em Itaparica só em agosto
Quiosques começaram a ser demolidos nesta segunda-feira |  Foto: Antonio Moreira/ AT/ 03/02/2020

As praias de Itaparica e Itapuã, em Vila Velha, vão ficar sem quiosque até o fim do verão. Por determinação da Justiça Federal, todos os 43 estabelecimentos serão demolidos em 15 dias. Já a previsão de entrega dos novos quiosques é somente para agosto, deixando a orla do município sem opções na época mais movimentada do ano. Desde segunda-feira (3) todos estão fechados.

A determinação para a derrubada dos estabelecimentos foi dada em junho do ano passado, após um processo judicial que levou 10 anos. A ação foi movida pelo Ministério Público Federal, que apontava ocupação irregular na orla, já que os atuais proprietários não participaram de licitações e construíram em local público.

Até agora, cinco quiosques já foram demolidos, sendo quatro na manhã de ontem. Em nota, a Justiça Federal alega que o fechamento imediato é necessário para que as obras sejam concluídas no prazo estipulado, ou seja, até o fim de agosto.

Serão demolidos cerca de cinco quiosques por dia, sendo que os proprietários tinham até segunda à meia-noite para retirar seus produtos e pertences.

Os quiosques vão dar lugar a 20 novas unidades administradas por concessionários que venceram licitação pública. Eles poderão administrar o espaço por 20 anos.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Urbano de Vila Velha, Caroline Jabour, 13 quiosqueiros já assinaram contrato e vão iniciar as obras assim que os projetos forem aprovados pela prefeitura, o que pode acontecer ainda esta semana.

“O prazo de entrega é até o fim de agosto, mas alguns já indicaram que podem construir antes”, afirmou a secretária.

Até o fim do verão deste ano, no entanto, a orla ficará sem opções de quiosques. Questionada se a prefeitura não tentou um acordo junto à Justiça para evitar que isso acontecesse, Caroline afirmou que a administração pública conseguiu impedir o fechamento dos quiosques em dezembro e janeiro.

“A decisão da Justiça era para a demolição em novembro. Conseguimos intermediar e eles deram esse novo prazo, que terminou agora, para possibilitar a entrega até agosto”, ressaltou.

Ação para evitar saída agora

A Associação dos Quiosqueiros de Itaparica entrou com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para ampliar o prazo de saída dos comerciantes. A ideia é de que eles possam trabalhar, pelo menos, até o fim do Carnaval, no dia 25 deste mês.

“É nossa última cartada. A saída é inevitável, já assumimos isso, mas é preciso um entendimento mais humano e justo para todos. Não podemos ficar no prejuízo, e a população não pode ficar abandonada”, afirmou o presidente da associação, Paulo Roberto Neves.

Os comerciantes começaram a deixar o local ontem alegando prejuízo. “Muitos estão com material em estoque, com produto para até dois meses de venda, como cerveja, refrigerante e peixe. Já tivemos um mês de janeiro prejudicado por causa das chuvas. Nosso verão, na prática, começaria agora e foi cancelado”, lamentou Paulo Roberto.

De acordo a Justiça Federal, em caso de resistência à ação de demolição, a força policial atuará e quem tentar impedir pode ser multado em R$ 20 mil.

SAIBA MAIS

Decisão judicial

  • Todos os 43 quiosques em Itaparica e Itapuã serão demolidos em 15 dias por decisão da Justiça Federal. Eles já estão fechados.
  • A ação foi movida há 10 anos pelo Ministério Público Federal, que aponta ocupação irregular na orla.

Novos quiosques

  • 20 novas unidades serão construídas por concessionários que venceram licitação pública.
  • O prazo de construção é agosto.

Fonte: Justiça Federal e Prefeitura de Vila Velha.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: