X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Novos líderes contra mudanças no clima durante evento no ES

MiniCOP, que acontece amanhã e domingo, visa a formar jovens para serem agentes de transformação em suas próprias comunidades


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Novos líderes contra mudanças no clima durante evento no ES
Novos líderes contra mudanças no clima durante evento no ES |  Foto: Fábio Nunes/AT

Um final de semana reservado à discussão de medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e, consequentemente, conter o aumento da temperatura global.

Isso será possível na “MiniCOP”, uma simulação da Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas, a conhecida COP ou Conferência das Partes, que é uma reunião de países integrantes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

O evento será realizado amanhã e domingo, no Palácio Anchieta, das 9h às 17 horas. Um dos objetivos, segundo o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, é sensibilizar jovens sobre a importância de se tomar medidas concretas para enfrentar a crise climática, além de fazer deles agentes de mudança em suas próprias comunidades.

“Temos essa responsabilidade de capacitar e inspirar a próxima geração de líderes climáticos, preparando-os para enfrentar os desafios globais com conhecimento, habilidade e determinação”.

À reportagem, Felipe Rigoni explicou que 84 jovens capixabas foram selecionados, a partir de um edital aberto ao público, para representar 28 países na Conferência do Clima. Segundo ele, a participação desses jovens vai além do desenvolvimento de habilidades de negociação, argumentação e trabalho em equipe dos envolvidos.

Um dos selecionados, Pedro Alcoforado Barbosa, 18 anos, conta que a simulação da conferência acontece para dar destaque a um tema importante e desafiador.

“Vou representar o Azerbaijão. Vamos propor aos representantes dos países um esforço global mútuo para a aceleração da transição energética e descarbonização nos estados, abarcando do país mais pobre ao mais rico”.

As universitárias Erica Marcelino Ananias, 25, e Rafaela Lorencini Checon, 19, também não escondem a honra de participarem do evento.

SAIBA MAIS

O evento

O que é?

A MiniCOP é um projeto do governo do Espírito Santo, realizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama).

O objetivo é possibilitar aos jovens a oportunidade de desenvolver sua percepção sobre acontecimentos internacionais e a pensar possibilidades de solução de conflitos.

Além disso, é uma oportunidade para os jovens desenvolverem suas habilidades de relacionamento, diálogo, argumentação, oratória e gerência do imprevisto.

Tarefas

umas das tarefas é negociar um acordo global do tema Missão 1.5 – uma proposta para manter “ao alcance” a meta do Acordo de Paris, de estabilizar o aquecimento da Terra em 1,5°C em relação à era pré-industrial.

Premiação

Durante a execução da MiniCOP, a mesa diretora que conduzirá a simulação selecionará um(a) jovem que tenha se destacado para ir à COP29, em novembro, no Azerbaijão.

O prêmio será uma viagem a Baku, capital do Azerbaijão, custeada por instituições privadas parceiras.

O selecionado viajará com uma comitiva do governo do Estado.

Fonte: Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídrico.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: