X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Fica mais fácil tirar identidade italiana no ES

Moradores do Estado com cidadania italiana poderão solicitar o documento em Vitória, mediante agendamento


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Fica mais fácil tirar identidade italiana no ES
O bancário Vinícius de Azevedo Andrich tem cidadania italiana e contou que estava ansioso pela CIE |  Foto: Acervo pessoal

A partir de segunda-feira (16), aproximadamente 40 mil moradores do Espírito Santo que têm cidadania italiana vão poder solicitar a Carteira de Identidade Eletrônica (CIE) no Guichê Consular de Vitória, mediante agendamento por meio da plataforma Prenota. Antes, só era possível fazer o agendamento por meio do Consulado Geral do Rio de Janeiro.

O conselheiro do Comitê dos Italianos no Exterior (Com.it.ES) do Consulado, Cilmar Franceschetto, explica que, para solicitar a CIE é preciso estar com o AIRE em dia.

“O AIRE é o cadastro dos cidadãos residentes no exterior. Trata-se de um registro obrigatório para todos os cidadãos que moram fora do território italiano”, explica.

Cilmar explica que o passaporte é um documento de viagem. Já a carteira de identidade é a identificação civil do cidadão italiano (e, em alguns casos, do estrangeiro residente na Itália).

“É provável que a demanda por passaporte tenha um equilíbrio maior, já que muitos cidadãos ítalo-capixabas solicitavam o passaporte para possuir um documento que o identificava como cidadão italiano”, destaca o conselheiro.

Cilmar revela que a emissão da CIE custa 21,95 euros, que é convertido para a moeda local no ato da solicitação do documento. O valor referente a setembro de 2024 é de R$ 134,24.

“Aproximadamente 40 mil cidadãos italianos residem no Espírito Santo atualmente e podem solicitar a emissão da CIE”, afirma o conselheiro do comitê.

De acordo com Franceschetto, a “Carta Di Identità” é emitida pelo Istituto Poligrafico e Zecca dello Stato, com sede em Roma.

“Ela é enviada para o local de residência do cidadão, conforme informado ao Consulado. Por este motivo, reforça-se a necessidade de manter os seus dados atualizados perante o consulado”.

“Estava esperando por isso”

Natural de Santa Teresa, o bancário Vinícius de Azevedo Andrich, 39 anos, morador de Vitória, tem cidadania italiana e o passaporte.

“Eu acompanho a plataforma Prenota para ver se iria abrir agendamento para solicitar identidade no Rio. Mandei e-mail dia 9 e reiterei hoje (quinta-feira, 12), perguntando quando iria abrir em Vitória. Estava esperando por isso”, diz.

Vinícius conta que é muito organizado. “Tenho todos os meus documentos, certidão de nascimento e passaporte italianos. Agora, terei a Carteira de Identidade”.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: