Fica mais fácil tirar identidade italiana no ES
Moradores do Estado com cidadania italiana poderão solicitar o documento em Vitória, mediante agendamento
Escute essa reportagem
A partir de segunda-feira (16), aproximadamente 40 mil moradores do Espírito Santo que têm cidadania italiana vão poder solicitar a Carteira de Identidade Eletrônica (CIE) no Guichê Consular de Vitória, mediante agendamento por meio da plataforma Prenota. Antes, só era possível fazer o agendamento por meio do Consulado Geral do Rio de Janeiro.
O conselheiro do Comitê dos Italianos no Exterior (Com.it.ES) do Consulado, Cilmar Franceschetto, explica que, para solicitar a CIE é preciso estar com o AIRE em dia.
“O AIRE é o cadastro dos cidadãos residentes no exterior. Trata-se de um registro obrigatório para todos os cidadãos que moram fora do território italiano”, explica.
Cilmar explica que o passaporte é um documento de viagem. Já a carteira de identidade é a identificação civil do cidadão italiano (e, em alguns casos, do estrangeiro residente na Itália).
“É provável que a demanda por passaporte tenha um equilíbrio maior, já que muitos cidadãos ítalo-capixabas solicitavam o passaporte para possuir um documento que o identificava como cidadão italiano”, destaca o conselheiro.
Cilmar revela que a emissão da CIE custa 21,95 euros, que é convertido para a moeda local no ato da solicitação do documento. O valor referente a setembro de 2024 é de R$ 134,24.
“Aproximadamente 40 mil cidadãos italianos residem no Espírito Santo atualmente e podem solicitar a emissão da CIE”, afirma o conselheiro do comitê.
De acordo com Franceschetto, a “Carta Di Identità” é emitida pelo Istituto Poligrafico e Zecca dello Stato, com sede em Roma.
“Ela é enviada para o local de residência do cidadão, conforme informado ao Consulado. Por este motivo, reforça-se a necessidade de manter os seus dados atualizados perante o consulado”.
“Estava esperando por isso”
Natural de Santa Teresa, o bancário Vinícius de Azevedo Andrich, 39 anos, morador de Vitória, tem cidadania italiana e o passaporte.
“Eu acompanho a plataforma Prenota para ver se iria abrir agendamento para solicitar identidade no Rio. Mandei e-mail dia 9 e reiterei hoje (quinta-feira, 12), perguntando quando iria abrir em Vitória. Estava esperando por isso”, diz.
Vinícius conta que é muito organizado. “Tenho todos os meus documentos, certidão de nascimento e passaporte italianos. Agora, terei a Carteira de Identidade”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários