Novo visual na orla de São Pedro
Proposta é transformar trecho de São Pedro à Ilha das Caieiras em polo turístico com áreas de gastronomia, lazer e esportes
Escute essa reportagem

A orla Noroeste de Vitória vai receber a primeira fase das obras de reurbanização a partir do início de junho. O primeiro trecho a ser impactado liga São Pedro à Ilha das Caieiras, sendo 1,16 quilômetros contemplados com as intervenções.
O objetivo é transformar o local em mais um polo turístico, com áreas para gastronomia, lazer e esportes.
Serão instalados novos cais, deques e locais para embarcações feitos em concreto. No percurso, também serão construídas arquibancadas alagáveis concretadas, com vista para o pôr do sol.
De acordo com o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, o investimento é de cerca de R$ 100 milhões para as obras da primeira parte do projeto de reurbanização, com previsão de término para o segundo semestre de 2024. A expectativa é gerar 760 empregos diretos e 1.100 indiretos.
“Estamos fazendo a maior intervenção urbana da história de Vitória, trazendo o que há de mais moderno na arquitetura mundial”.
Além disso, Pazolini explica que o Museu Histórico da Ilha das Caieiras será ampliado e haverá um novo Centro de Pescado, com área de reunião, peixaria comunitária, área administrativa e central de beneficiamento.
A região também vai contar com duas praças: a do Caboré, em Ilha das Caieiras, com local para exibições culturais e estrutura para o trabalho dos marisqueiros, e uma praça poliesportiva, integrada à Dom João Batista, em São Pedro, com quadra coberta, espaço para futebol de areia e estacionamento.
O parque Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Redenção, será reformado e contará com parquinhos, áreas de contemplação da baía além de uma ciclovia.
A Rua Felicidade Correa dos Santos, em Ilha das Caieiras, vai se tornar a “Rua Viva”, um espaço para valorizar a circulação de pessoas a pé. Haverá uma calçada de pavimento elevado, feita de blocos de concreto e sem fiação aparente.
Reurbanização

A primeira etapa da obra vai contemplar um trecho de 1,16 quilômetros, de São Pedro à Ilha das Caieiras, com as intervenções voltadas à transformação da região em um polo turístico da capital.
Investimento e empregos
Para esta primeira fase, serão investidos cerca de R$ 100 milhões com recursos próprios do município.
O início das obras será nas primeiras semanas de junho e a previsão de término é para o segundo semestre de 2024.
A expectativa da prefeitura é que as obras gerem 760 empregos diretos e 1.100 indiretos na região.
O que vai ter na região
Ao longo da orla serão instalados novos cais, deques e locais para embarcações feitos em concreto. No percurso, também serão construídas arquibancadas alagáveis concretadas, com vista para o pôr do sol.
Entre as demais intervenções, estão uma praça com estrutura para os marisqueiros, além de uma poliesportiva com quadra coberta, espaço para futebol de areia e estacionamento.
Comentários