X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Novo Mercado da Capixaba vai ser aberto até dezembro

Obra foi concluída e entregue. Empresa gestora vai selecionar tipos de comércio que ocuparão a área, como restaurantes e padarias


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Novo Mercado da Capixaba vai ser aberto até dezembro
O histórico Mercado da Capixaba passou por reformas e restaurações que preservaram as características originais |  Foto: Divulgação / Prefeitura de Vitória

O tradicional Mercado da Capixaba, um ícone histórico de Vitória, vai reabrir suas portas até o fim do ano, após uma completa restauração. Nesta quinta-feira (04), a Prefeitura de Vitória realizou uma solenidade marcando o término das obras e a assinatura da concessão da empresa mineira que passa a assumir o espaço.

A companhia vencedora da licitação vai selecionar, nos próximos meses, os empreendimentos que serão instalados no local, como restaurantes, cafeterias e padarias.

Leia mais sobre Cidades

Em entrevista, Marcus Gregório Serrano, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória, destacou a importância da reabertura do mercado para a cidade.

“Queremos que o Mercado da Capixaba seja um novo ponto de encontro no Centro de Vitória, promovendo a gastronomia, a arte e a cultura local. Nossa grande expectativa é transformar o local em um espaço vibrante e pulsante para moradores e visitantes”.

O novo mercado possui 18 módulos, sendo que um deles é obrigatoriamente destinado ao artesanato local, como as famosas panelas de barro. Os demais módulos oferecem uma diversidade de estabelecimentos, incluindo restaurantes, bares, cafeterias e padarias. “O concessionário tem a liberdade de escolher os tipos de comércio, sempre dialogando conosco para priorizar a cultura capixaba.”

Inaugurada, originalmente, em 1926, a estrutura foi projetada como um mercado municipal. Entre 1920 e 1940, seu pavimento superior acomodou o Hotel Avenida, tornando-se uma referência na vida econômica da cidade.

Durante a restauração, a estrutura original foi mantida, segundo o secretário municipal de Obras, Gustavo Perin. “Apesar de antiga, vimos que a construção já foi planejada com uma estrutura moderna. Ao longo dos anos, esse conceito foi se deteriorando e a originalidade do espaço foi se perdendo. Agora, conseguimos, durante a restauração, devolver isso.”

A revitalização trouxe um novo fôlego ao local, que agora pode abrigar mais de 400 pessoas e conta com um pátio aberto no centro para apresentações musicais.

“O mercado não é só de Vitória; ele passa agora a fazer parte também de uma rota cultural, artística e gastronômica”, disse o prefeito da cidade, Lorenzo Pazolini.

Por dentro e por fora

Imagem ilustrativa da imagem Novo Mercado da Capixaba vai ser aberto até dezembro
Pavimento superior foi projetado para atrair turistas e moradores; Vista externa do mercado, que vai ter 18 módulos para abrigar comércio; Área interna após entrega da obra remete a um encontro entre passado e presente |  Foto: Divulgação / Prefeitura de Vitória

Saiba mais

Estrutura e organização

O mercado contará com 18 módulos, destinados a uma variedade de comércios, incluindo artesanato, gastronomia e cultura.

Haverá espaços específicos para lazer e entretenimento, incluindo áreas cobertas para apresentações artísticas e eventos culturais.

Terá capacidade para aproximadamente 400 pessoas, com layout flexível para diferentes tipos de eventos.

Distribuição de espaços

O pavimento superior pode ser utilizado como auditório ou para outros grandes eventos, aumentando a versatilidade do espaço.

O edital exige um calendário mensal de atrações culturais, como música, exposições de arte e outras atividades.

Critérios de seleção

Um dos módulos é obrigatoriamente destinado ao artesanato capixaba, incluindo produtos como panelas de barro.

O concessionário tem a liberdade de selecionar diversos tipos de comércios, como restaurantes, cafeterias e padarias.

Os empreendimentos devem demonstrar sustentabilidade econômica e financeira para garantir a perenidade do mercado.

Produtos industrializados são vedados, garantindo que o mercado ofereça itens de qualidade e autenticidade cultural.

O mercado oferecerá uma programação variada ao longo do dia e noite, incluindo opções de entretenimento para happy hour.

O espaço central será utilizado para atrações musicais, proporcionando um ambiente vibrante e dinâmico.

Fonte: Edital do Mercado da Capixaba 2024.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: