Novo contorno e viaduto para melhorar o trânsito na Serra
Contorno de São Domingos terá viaduto e 6,9 km de vias com ciclovia. Previsão é de que a obra seja concluída em dois anos
Escute essa reportagem
Em uma obra que vai criar novos acessos a bairros, melhorar a fluidez na BR-101 e reduzir o tempo de viagem para quem sai da região de Serra-Sede para o litoral, o Contorno de São Domingos terá viaduto e 6,9 quilômetros de vias com ciclovia.
A ordem de serviço para o início da obra foi assinada ontem e a previsão é de que ela seja concluída em dois anos, no início de 2027. O investimento – de R$ 85 milhões – é uma parceria da Prefeitura da Serra com o governo do Estado.
O prefeito do município, Weverson Meireles, explicou que o viaduto será construído sobre a BR-101, na altura do bairro Vista da Serra I, onde hoje tem um trevo.
“O viaduto é uma parte emblemática da obra, já que, além de reduzir retenções na BR-101, ainda temos uma melhoria na segurança do trânsito na região”, salientou o prefeito da Serra.
Além do viaduto, o contorno terá 6,9 quilômetros de nova via, com três faixas por sentido, que irá contornar o bairro São Domingos.
“Hoje, quem está na BR-101 e quer acessar a avenida Audifax Barcelos, para seguir para Jacaraípe, é preciso passar por dentro do bairro São Domingos. Esse contorno vai se conectar diretamente à Audifax Barcelos, facilitando o acesso e reduzindo o tempo de viagem para quem quer ir para o litoral”, explicou Weverson.
O prefeito destacou ainda melhorias no acesso a alguns bairros.
“Hoje, Planalto Serrano Bloco B só tem uma entrada e saída. Com a obra, vamos conectar a nova via com o bairro, criando outro acesso. Já Serra Dourada III também terá uma nova entrada e saída, sendo interligada à Audifax Barcelos”.
Para o prefeito, além de ser uma obra de mobilidade importante para a região, ainda cria um novo corredor de desenvolvimento.
“Há na região um grande potencial logístico da cidade. A obra se conecta não só à Audifax Barcelos – que vai até Castelândia –, mas de lá também se conecta ao novo contorno de Jacaraípe, que o governador vai entregar. De lá, também segue até Aracruz. Será um novo parque logístico para a Serra”.
A solenidade de assinatura da ordem de serviço aconteceu ontem, com a presença do governador Renato Casagrande, do vice-governador Ricardo Ferraço, além de outras autoridades.
Saiba mais
Contorno de São Domingos
Foi assinada, ontem, a ordem de serviço para o início das obras do Contorno de São Domingos.
A obra vai conectar Serra-Sede, Residencial Centro da Serra e BR-101, contornando o bairro São Domingos.
O objetivo da obra é reduzir o trânsito e o tempo de viagem entre as região do centro da Serra e o litoral do município.
Como será o contorno
A obra terá 6,9 quilômetros de extensão, com três faixas de rolamento por sentido, além de ciclovia.
O contorno vai ligar a BR-101 diretamente à avenida Audifax Barcelos, contornando São Domingos, por uma região que hoje é rural.
Dessa forma, os condutores que estão na BR-101 e desejam passar pela avenida Audifax Barcelos para chegar à região de Jacaraípe, por exemplo, terão uma via de fácil acesso e que não precisa passar por dentro do bairro São Domingos, como é feito hoje.
A obra ainda cria novas entradas para os bairros Planalto Serrano Bloco B e Serra Dourada III.
O investimento inclui a duplicação de um trecho de 1,6 km da avenida Audifax Barcelos, entre a rua Acácia Francesa e cerca de 260 metros após a rua Cerejeira.
Haverá a implantação de dispositivos de drenagem para escoamento das águas pluviais e de uma nova sinalização horizontal e vertical, além da construção de áreas para passeios públicos com acessibilidade.
Viaduto
Para acesso ao novo contorno, o projeto prevê a implantação de um viaduto sobre a BR-101, dando maior fluidez ao tráfego na região da rodovia e facilitando o acesso a quem deseja ir para o litoral.
Investimento e prazo
A obra tem investimento na ordem de R$ 85 milhões, em uma parceria do governo do Estado com a Prefeitura da Serra.
A previsão é de que a obra seja entregue até o fim de janeiro de 2027.
Fonte: Prefeitura da Serra.
Comentários